Vem comer o “Chiquinho Balançado”!

21 fev

 

Sabrina Demozzi

Gastronomia é nostalgia. Os especialistas chamam de “memória gustativa” o fato de a gente associar cheiros, gostos e formas daquilo que comemos no passado quando nos deparamos com alguns alimentos. Por exemplo: Quem nunca lembrou com carinho especial a “feijoada da avó”, o “bolo de fubá da tia” ou o “churrasco do pai”? Pode ser que nem seja tão gostoso assim, e que você já até experimentou preparações melhores, mas o que fica é a memória destas pessoas e as circunstâncias em que provamos os pratos.

Da minha infância lembro de vários pratos (já que na minha casa o bicho pega) mas, em especial de uma sobremesa que nunca mais vi ninguém reproduzir em lugar nenhum. Pelo menos, não com esse nome: O tal do Chiquinho Balançado. 

O Chiquinho Balançado povoa a minha memória e o meu encantamento com a cozinha. Para se ter uma idéia, é tão cheiroso que enquanto se assa você sente o cheiro do açúcar caramelizando, da canela, da essência de baunilha e da banana prata por todos os cômodos da casa. O mais interessante é que as visitas que iam almoçar em casa no domingo (sim, porque o Chiquinho era sobremesa de domingo) sabiam que se tratava da famosa sobremesa.

Não é pudim, não é mousse e nem bolo. É Chiquinho. Por que tem esse nome, não faço idéia, só sei que era uma delicia. Hoje nem gosto mais de doce, não faço questão. Mas, não me apresentem um Chiquinho. Por ele, eu até saio da dieta.

A receita é uma incógnita e não tem no Google. Como dizem por aí, se não está no Google então não existe. Desculpe minha gente, mas tem coisas na vida que AINDA o Google não dá conta. O Chiquinho é uma delas. 

 

 

    

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: