Simples como a vida. Gostoso como torta.

17 abr

Sabrina Demozzi

Jenna (Keri Russell) é uma garçonete que trabalha em uma  lanchonete perdida em alguma cidadezinha dos Estados Unidos e que trabalha para juntar dinheiro e poder fugir do marido controlador e ciumento Earl (Jeremy Sisto). A jovem direciona as suas frustrações na criação  de tortas com nomes sugestivos relacionados às suas experiências de vida. Quando ela engravida ela cria a torta “Não quero ter um filho de Earl” ou quando tem um caso com seu médico “Não posso ter uma relação porque é errado” e ainda “Miserável fracassada grávida que se autocompadece”. Um filme sobre a amizade, a maternidade e as novas chances.

 

 

O filme “A garçonete” (Waitress) está classificado como “Comédia Romântica”, mas bem que poderia ser chamado de um drama romântico. Jenna, a atriz Keri Russell do seriado Felicity, dá vida a garçonete que leva uma vida do cão. Trabalha em uma lanchonete perdida no meio do nada, é casada com um homem possessivo e ignorante e não vê grandes chances de mudar de vida. Ela tenta contornar as agruras do cotidiano fazendo tortas deliciosas com nomes sugestivos e que tem relação com os fatos da sua vida. Pra piorar, Jenna engravida do marido imbecil o que frustra as suas expectativas de fugir e ganhar um concurso de tortas e receber U$ 25.000 pelo primeiro prêmio. Nisso ela conhece o médico, Dr. Pomatter (Nathan Fillion) que vai ajudá-la com a sua gravidez e tem um caso com ele que revela a Jenna as qualidades que ela tem, fazendo tortas tão especiais e se mantendo otimista mesmo em condições tão adversas.

 

O filme tem algumas cenas bastante tristes, como quando Jenna escreve uma carta para o bebê e diz que a sua mãe ficaria envergonhada de ver como Jenna é pobre e infeliz. Ou quando o marido Earl frustra a sua idéia de fugir para participar do concurso de tortas e a agride. Mas, mesmo nestas condições ela é muito radiante e gentil com as suas colegas de trabalho e clientes. Um cliente em especial, Joe (Andy Griffith), é responsável por um dos raros momentos de alegria na vida de Jenna. Conhecido por rabugento, o velho Joe é muito carinhoso com Jenna, e em uma cena pede a “Torta Especial da Jenna, Oásis de Chocolate e Morango” e diz que a quarta feira é um dia especial pra ele porque ele come uma fatia desta torta. “Penso nisso quando acordo. Essa torta resolveria todos os problemas do mundo. É um exemplo de beleza. Como cada sabor se revela um após o outro, como um capítulo de um livro. É como um velho caso de amor”, diz o velho Joe. Eu diria que o filme vale por esta cena que é muito bonita.

 

Alguns críticos disseram que o filme é um “amontoado de clichês”, não sou crítica de cinema, mas sou obrigada a discordar. É um filme autoral, singelo e que trata da figura feminina como uma “anti-heroína”. Jenna é uma mulher linda, mas percebe-se que há muito tempo ela não pinta o cabelo ou se arruma. O uniforme de garçonete parece ser a sua segunda pele e a sua vida miserável parece acompanhar todos os passos de seu dia. Digo que o filme é autoral porque a diretora e roteirista Adrienne Shelley, que faz a adorável Dawn no filme, estava grávida de sua filha Sophie quando escreveu o roteiro. Lamentavelmente, não pode usufruir do sucesso do seu filme, já que foi assassinada em novembro de 2006 durante uma discussão com um pedreiro.

 

Um filme lindo, sem muitas pretensões, com imagens apetitosas de tortas, trilha sonora delicada e atuações bem honestas. Eu arriscaria uma frase de efeito e diria que é simples como a vida. E delicioso como as tortas da Jenna.

 

 

Ficha Técnica

Título Original: Waitress

Gênero: Drama

Tempo de Duração: 107 minutos

Ano de Lançamento (EUA): 2007

Disponível para locação

 

Dica temperomental: As receitas de Jenna viraram febre na internet. Muitos sites estão divulgando as receitas que a garçonete fazia na lanchonete. Quem quiser conferir acesse: http://www.bakespace.com ou http://www.beautyandthedirt.co.uk. Vale o clique.  

Adrienne Shelley- Atriz, diretora e roteirista de “A Garçonete”.

 

Keri Russell é Jenna que faz tortas deliciosas e “conceituais”.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: