Sopa

9 maio

 

Sabrina Demozzi

 

Dizem que não há nada que um bom prato de sopa não cure. A sabedoria popular costuma remeter a idéia de uma sopinha ao aconchego do lar, sabor de infância, colo de mãe e inverno. Acompanhada de um pão e uma taça de vinho, eis que surge a combinação perfeita. Vocês, com certeza conhecem a cena. Panela no fogo, fervendo os temperos, legumes, verduras e carnes. E aquele cheirinho que invade a casa e deixa tudo muito quentinho.

 A sopa está na mesa do rico e do pobre. Pode ser servida fria, como entrada ou até mesmo em banquetes mais elegantes. Etimologicamente, a palavra sopa vem do gótico suppa, que significa “pedaço de pão molhado”. De acordo com o livro de receitas “A Grande Cozinha” da Editora Abril a história da sopa pode ser contada a partir da origem do seu nome e nos leva até a Idade Média. “O pão também tinha a função de prato. Sobre aquela base, que na época era uma espécie de focaccia de grãos, eram cortadas as carnes, os peixes, os queijos e todas as outras iguarias do menu”.

A sopa à base de caldos chega muito tempo depois. “Da mais grossa, cuja consistência era quase uma polenta obtida de cereais, como aveia, milho, centeio e cevada”. Os mais ricos podiam enriquecer a sopa com carne e bacon. O sal como era caríssimo, era pouco utilizado e a sopa era salgada com água do mar. Posteriormente surge a minestra italiana com o advento do arroz e da massa. O nome minestra vem do latim ministrare e se refere ao fato de que a sopa era distribuída por quem administrava a casa. “A partir da batata e do tomate, que foram para a Europa depois da descoberta da América, em 1492, e de novas influências étnicas vindas do Novo Mundo, as sopas ganharam odores e perfumes exóticos.”

É possível dividir este tipo de alimento em 5 grupos: são eles: as minestras, sopas, caldos, consomês cremes e veloutés.

A receita que segue é uma sopa. Com este frio nada melhor do que uma sopinha pra esquentar. Segue abaixo uma receita fácil, rápida e muito saborosa de Sopa de batata e cebola ao perfume de alecrim. Pra beber eu sugiro um vinho tinto argentino ou chileno. Bom apetite.

 

Sopa de batata e cebola ao perfume de alecrim

 

 

 

 

 

 

Dificuldade: Baixa

Tempo de preparo: 20 minutos

Tempo de cozimento: 50 minutos

Categoria: Sopa (entrada)

 Ingredientes para 4 pessoas

 

6 cebolas

3 batatas grandes

1 colher de sobremesa de alecrim

40 g de manteiga (cerca de 2 colheres de sopa)

8 fatias de pão italiano, torradas ou fatias de baguete

1∕2 litro de caldo de legumes

1 colher de café de manjerona desidratada

Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer:  

Descasque as batatas em cubos médios e cozinhe-os em água com pouco sal por apenas 2 minutos. Descasque as cebolas e corte em rodelas não muito finas. Na panela, derreta a manteiga e aromatize com alecrim, deixando refogar por 1 minutinho. Acrescente as cebolas, misture e cozinhe por 5 minutos.

Escorra as batatas, junte-as ao refogado de cebolas e despeje o caldo de legumes, já quente. Deixe ferver e cozinhe por 20 minutos em fog baixo.

Torre as fatias de pão e as mantenha aquecidas.

Quando o caldo evaporar quase completamente , tire a sopa do fogo, tempere com sal, cubra e deixe repousar por pelo menos 5 minutos. Distribua em pratos fundos, acompanhando com a manjerona desidratada. Acompanhe com as fatias de pão torrado. 

Fica uma delícia! Bom apetite! 

 

 

 

Anúncios

2 Respostas to “Sopa”

  1. Ilane maio 11, 2008 às 2:51 pm #

    oi flor.
    Lindo o blog. Textos ótimos, links interessantíssimos, fotos que dão água na boca e pautas escolhidas a dedo.
    bjo bjo

  2. wheelwright maio 29, 2008 às 9:28 am #

    wheelwright says : I absolutely agree with this !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: