Vamos tomar um café?

28 maio

Sabrina Demozzi

 

Desde o século VIII a.C., quando um pastor árabe chamado Kaldi descobriu as propriedades estimulantes do café, a bebida se tornou popular em vários países e também no Brasil. No mundo todo são consumidas mais de 120 mil toneladas de café por ano. É inegável o efeito estimulante do café; a capacidade de despertar e reduzir a fadiga. A cafeína e seus efeitos foram e continuam sendo estudados pela ciência.

Além de ser estimulante, a bebida mais popular do mundo é rica em nutrientes e pode ajudar a combater doenças. (Revista Mente&Cérebro)  

            Na edição especial no 11 da Revista Mente e Cérebro há uma matéria que trata dos efeitos do café. É interessante destacar os seguintes aspectos: “A cafeína promove alterações no estado de alerta, memória, aprendizado, orientação espacial e variáveis psicomotoras, como tempo de reação e de locomoção. Seus efeitos, entretanto, dependem da dose e do tipo de tarefa a ser estudada”. O café é a substância psicoativa mais consumida no mundo, mas a Organização Mundial da Saúde não considera como uma droga de abuso.  

 

 

 

            Além de todas as propriedades benéficas do café, também há a questão da bebida arraigada aos hábitos sociais. “As primeiras plantações de café surgiram na península árabe no século XIV. Era usada como alimento, remédio, na fabricação de vinho e em uma bebida local chamada “qahwa”, usada para espantar o sono. Levado por espanhóis e holandeses que haviam cruzado a África, o produto chegou à Europa na segunda metade do século XVII. Lá se converteu em uma bebida da elite intelectual oferecidos em espaços públicos que ficaram conhecidos como “cafés”. Em várias capitais européias, mas principalmente em Paris, os cafés se tornaram redutos dos iluministas”.

 

            Tomar um café é um hábito que envolve uma infinidade de ações. Pode-se tomar um café para uma conversa, para um acordo político, para selar uma união. Os cafés são espaços próprios para aqueles que buscam o prazer de um cafezinho aliado a uma boa conversa. Pelo mundo afora o café é consumido de maneira distinta. Há aqueles que prefiram um espresso curto, capuccinno ou pingado. Tanto faz. O café é universal.

    

 

Para saber um pouco mais sobre Café e Saúde acesse: http://www.cafeesaude.com.br/  

 

Sobre a história do Café: http://www.planetaorganico.com.br/cafebrev1.htm

 

 

Para se tomar um bom café em Curitiba eu sugiro 3 lugares:

 

 

Brasil Sabor

 

Café Metrópolis

Alameda Carlos de Carvalho, 15A – Centro

(41) 3233-6034

 

Express Caffé

Endereço: Quinze de Novembro, 784

Centro

(41)3014-9579

 

Lucca Café

Al. Presidente Taunay, 40

Batel, Curitiba, PR

(41) 3024-6950

 

 

 

 

Anúncios

Uma resposta to “Vamos tomar um café?”

  1. Wagner junho 1, 2008 às 2:06 am #

    O Museu do Café e sua cafeteria, no imponente edifício da Bolsa do Café, em Santos, oferecem dos melhores exemplares. Na internet, pelo http://www.museudocafe.com.br.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: