Dia do Macarrão

24 out

 

O Dia do Macarrão é comemorado em diversos países em 25 de outubro. A data foi escolhida por fabricantes durante o Primeiro Congresso Mundial de Pasta, realizado em 1995, e passou a ser comemorada no Brasil a partir de 1998 com a promoção de eventos pela ABIMA (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias) e por diversos restaurantes.

 O macarrão é um dos pratos preferidos do brasileiro. Tanto que o país é o terceiro colocado no ranking de consumo do macarrão, com 1,3 milhão de toneladas/ano consumidas, atrás apenas de Itália e dos Estados Unidos.

 * Apesar de na Itália o prato se popularizar e invadir o restante do mundo, a origem do macarrão é na China. Coube ao explorador Marco Pólo, no século 14, levar o produto para terras italianas, onde a massa passou a ser produzida em escala industrial apenas depois de 1840.

 Existem no mercado dois tipos de macarrão: o italiano, preparado com farinha de trigo, e o oriental (os noodles), preparado com diferentes farinhas e geralmente no formato de fios longos.

*Há controvérsias. De acordo com o autor de “O Homem que comeu de tudo” Jeffrey Steingarten : “Em 827, séculos antes de Marco Polo ter ou não navegado até a China, os árabes conquistaram a Sicília e levaram o macarrão consigo. Alguns sicilianos têm nomes árabes. Charles Perry, lingüista e crítico culinário de Los Angeles, encontrou pistas do macarrão na Grécia  Antiga, em duas palavras latinas emprestadas do grego e do Talmude. […] ele concluiu que a Itália conhecia o macarrão muito antes da chegada dos árabes. Jane Grigson, a falecida crítica culinária do Observer londrino e autora de muitos e maravilhosos livros de receitas disponíveis nos EUA, acreditava que a história de Marco Polo fora inventada nos anos 20, num anúncio de um fabricante canadense de espaguete.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: