Sorvete

11 jan

gelatto

Sabrina Demozzi

No Brasil, o hábito de se consumir sorvete é mais comum principalmente nas estações de temperaturas mais altas. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes (ABIS), o período entre setembro e março registra 70% do consumo dos mais de 900 milhões de litros produzidos anualmente pelas empresas nacionais. Já na Europa, principalmente na Itália e na França, o consumo de sorvetes e sorbets é comum no ano todo já que o sorvete está enquadrado na categoria de alimento e não apenas como “guloseima” de verão. Esse é um dos desafios do setor de sorvetes no Brasil, fazer com que os brasileiros também reconheçam o sorvete como um alimento.  Conforme números divulgados no site da ABIS, o consumo médio por pessoa no Brasil é de 4,7 litros anuais, menos de um terço do consumo per capita registrado em países nórdicos como a Dinamarca e a Finlândia. (Adaptado de: Folha de Londrina – PR).  

História

Há diversas teorias sobre o surgimento do sorvete. Alguns pesquisadores acreditam que foi Alexandre, o Grande (356-323 a.C.) o introdutor do sorvete na Europa, que trouxe do Oriente uma mistura de salada de frutas embebida em mel que era guardada em potes de barro enterrados no chão e mantidos frios com a neve do inverno. Outra corrente de pesquisadores atribui esse feito aos árabes, que teriam aperfeiçoado a receita chinesa com o desenvolvimento da técnica de incorporar a neve ao suco de frutas e ao mel. Até então, a receita primitiva apenas acrescentava os ingredientes à neve, produzindo algo muito semelhante às atuais “raspadinhas”. Turcos e árabes garantem que “sorvete” é uma palavra de origem árabe, procedente de sharbat, que significa “bebida fresca”. (Fonte: Correio Gourmand). Somente em 1671, o sorvete passou a ter em sua composição leite, ovos e aromatizantes. Essas adaptações foram incorporadas pelo pelo francês DeMirco, pâtissier do rei Carlos II.

 

Variações

 O sorvete tal como conhecemos no Brasil é baseado na receita clássica francesa que é uma mistura de creme de baunilha (crème anglaise) congelado com creme batido. A esta mistura foram incorporadas uma vasta gama de sabores tropicais, além de reinvenções como os sorbets de açaí, pitanga, maracujá e outras frutas. Os sorvetes podem ser classificados em grupos distintos, que são:

Sorbet– É um creme gelado muito fino, feito com calda de açúcar misturada com sabores, como suco ou purê de frutas, e com merengue italiano ou claras batidas. Pode-se acrescentar bebidas alcoólicas para incrementar o sabor. Em geral é servido como sobremesa, ou como refresher entre um prato e outro, para limpar o paladar.

Sorbet de limão siciliano

Sorbet de limão siciliano

Sherbet– É a versão ocidental do sharbat, um drinque gelado originário da Pérsia. É feito com calda de fruta sobre gelo esmagado com água gaseificada. Os modernos sherbets são em geral, cubos de frutas congelados, feitos com leite, o que lhes dá textura cremosa, mas sem a consistência do sorvete.

Spoom– Um merengue misturado com vinho gelado, ou com um sherbet à base de champagne- o resultado é um doce espumante. O spoom leva mais tempo para congelar que o sherbet devido ao seu teor alcoólico. Uma variação mais antiga é chamada de shrub.  

(Texto retirado de: Todas as técnicas culinárias: Le Cordon Bleu).

Frozen Yogurt- Frozen Yogurt ou “sorvete de iogurte”- É uma sobremesa congelada, tipo sorvete, mas que utiliza leites fermentados como principal matéria-prima.  É bastante popular nos EUA, onde representa cerca de 30% do mercado de congelados, tendo um crescimento mercadológico maior que o do próprio sorvete. É bem menos calórico do que o sorvete tradicional.

Frozen Yogurt Natural
Frozen Yogurt Natural

Sorvete de Banana com cookie

Sorvete de Banana com cookie

Anúncios

5 Respostas to “Sorvete”

  1. marcos setembro 17, 2009 às 2:27 pm #

    bom dia eupreciso de uma informação, eu quero saber o que significa sherbrt e sorbet e qual e o seus significado, sua composisão e de que são feitos.

  2. temperomental setembro 21, 2009 às 5:37 pm #

    Marcos: olha só

    Sherbet- É a versão ocidental do sharbat, um drinque gelado originário da Pérsia. É feito com calda de fruta sobre gelo esmagado com água gaseificada. Os modernos sherbets são em geral, cubos de frutas congelados, feitos com leite, o que lhes dá textura cremosa, mas sem a consistência do sorvete.

    Já o sorbet: É feito à base de água (não leva gemas de ovos, nem leite) mas sim, sucos de frutas diversas (e também tomate, manjericão, tomilho, canela, cardamomo, chá de camomila, chá verde e uma infinidade de sabores) ao suco, acrescido de açúcar, são inseridas as claras de ovos. Mas, há variações nas receitas. E daí sim levado ao congelador. Ele era (e ainda é) utilizado em alguns restaurantes como um “neutralizador” do paladar para o próximo prato, hoje conquistou a antonomia de uma sobremesa sofisticada. Que tal testar?

    Receita de Sorbet de tangerina

    Por Debora Leite
    Ingredientes

    •1 xícara (chá) de açúcar
    •1/2 xícara (chá) de água
    •1 xícara (chá) de suco de tangerina
    •1 1/3 xícara (chá) de água
    •1 clara
    •8 colheres (sopa) de vodca ou champagne
    Modo de preparo

    •Coloque o açúcar e a água em uma panela.
    •Misture e leve ao fogo forte.
    •Deixe levantar fervura e cozinhe por 4 minutos.
    •Acrescente o suco de tangerina, a água e a clara.
    •Misture bem.
    •Leve ao congelador ou freezer até endurecer.
    •Uma hora antes de servir, deixe em temperatura ambiente, por 30 minutos.
    •Passe pelo liquidificador ou processador de alimentos.
    •Volte novamente ao congelador ou freezer até a hora de servir.
    •Sirva em taças com uma colher de sopa de vodca ou champagne.
    Rendimento: 8 porções

  3. marilde alves novembro 30, 2009 às 10:15 am #

    ola,tudo bom,maguifico esplendido,eu gostaria de receber receitas suas por e-mail.Estao todos de parabens.

    • temperomental novembro 30, 2009 às 6:21 pm #

      Marilde

      A receita que você precisar é só pedir pelo meu meu e-mail que a gente pesquisa sempre a opção mais bacana, ok? Ainda esta semana vou fazer um post sobre pré-preparo e mise-en-place pra ajudar na hora de fazer a ceia, ou até fabricar coisinhas gostosas para dar de presente, tá bom?

      Abraço e muito obrigada pela visita!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Fique por dentro Frutas » Blog Archive » Sorvete « Temperomental’s Weblog - janeiro 12, 2009

    […] embebida em mel que era guardada em potes de barro enterrados no chão e … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: