Barreado em Curitiba

31 jan

Sabrina Demozzi

O barreado é um dos símbolos máximos da cultura gastronômica do Paraná. Originário dos sítios dos pescadores do litoral posteriormente deslocou-se para as regiões litorâneas e até hoje centenas de pessoas descem a serra para comer “um barreado” típico de Morretes. O nome do prato vem da expressão “barrear” que consiste em “vedar” bem a panela de barro com um pirão de cinza ou farinha de mandioca, para garantir que o vapor não escape e o cozido não seque. É necessário ser feito com um dia de antecedência. 

Mas caso você não queira descer a serra ou ainda não tenha disposição para fazer um barreado (nada de comprar congelado, o sabor é completamente diferente) que tal comer um bom barreado aqui mesmo em Curitiba? Onde? Na Casa Lilás, o bistrô e atelier de arte que fica bem no meio do Largo da Ordem.  O barreado da Casa Lilás já virou tradição nos finais de semana desde que a casa foi inaugurada, há três anos. Aliás, o lugar é “um descanso na loucura”.

bistro3

 

bistro1  

O prato serve tranquilamente 2 pessoas e ainda tem todos aqueles acompanhamentos: banana, farinha branca de mandioca (bem fininha) e arroz branco. Se eu não me engano sai por R$ 26,90 (a porção) e não é cobrada a taxa de serviço  (fica a critério do cliente). É tão baratinho que ainda sobra dinheiro para o melhor bolo de chocolate do mundo que tem lá na Casa Lilás. Vamos?  

Serviço:

A Casa Lilás fica no Largo da Ordem em frente ao Memorial de Curitiba. Na Rua Dr. Claudino dos Santos, 90.  No bairro São Francisco.

Web-site:  www.casalilas.com.br

Fone: (41) 3324-9755

Se você ainda não se convenceu olha só a foto:  

barreado

“É o prato tradicional do estado do Paraná. É feito só de carne, que fica a cozinhar durante mais de doze horas, dentro de um panelão de barro hermeticamente fechado, que se enterra e sobre o qual se acende uma fogueira. O cozimento se faz com o próprio calor, sem que seja adicionada água alguma. A carne fica tão cozida que se desfia à toa, tomando o aspecto de um pirão. Conta-se que, no litoral, os caboclos que se alimentam somente de peixe, abusam do barreado no carnaval e morrem de estupor, com o ventre inchado e empedrado. Manda a tradição que não se beba água, nem durante a ingestão do barreado nem mesmo até duas horas depois da refeição. A única bebida permitida é a cachaça. O barreado é comido com acompanhamento de banana e farinha de goma (mandioca)” (Marisa Lira. Migalhas folclóricas. Rio de Janeiro, Editora Laemmert, 1951. P. 164)

 

  

Anúncios

7 Respostas to “Barreado em Curitiba”

  1. João Pedro fevereiro 11, 2009 às 2:50 am #

    adorei o seu blog!
    muito bom!
    ja está salvo nos favoritos!
    sou seu colega na puc!
    beijão

  2. Glaucio fevereiro 18, 2009 às 4:51 pm #

    Um barreado muito bom é servido no Restaurante Dona Natália que fica ao lado da Ópera de Arame.

    • Erick novembro 12, 2010 às 6:07 pm #

      Fui lá hoje e não gostei, parecia descongelado/aguado e com pouco tempero.

      • temperomental novembro 17, 2010 às 2:58 pm #

        Gláucio,

        Valeu por seu comentário! Vou passar ao estabelecimento suas considerações… Críticas como as suas são legais porque mostram onde as pessoas estão errando e dão chance de elas acertarem em uma próxima.

        Tudo de bom e apareça sempre por aqui.

  3. Heiko Grabolle fevereiro 23, 2009 às 1:43 pm #

    Meus parabéns belo blog.
    Muito bom.

    Abraços, chefe Heiko Grabolle.

    • temperomental fevereiro 23, 2009 às 4:05 pm #

      Que honra receber um elogio de um chef como você. Eu ainda estou ensaiando meus passos nesse mundo fantástico da gastronomia mas faço tudo com muito carinho e dedicação.

      Tudo de bom!

  4. Fernando agosto 22, 2009 às 5:03 am #

    Olá,
    Parabéns pelo seu blog. Muito bom saber que se pode encontrar o prato típico do litoral do Paraná em Curitiba também.
    Só não concordo em dizer que barreado congelado tem sabor completamente diferente. Eu como sempre, e sempre é uma delícia e com altíssimo padrão de qualidade.
    Obrigado e sucesso com o Blog.
    Fernando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: