Receitas de aniversário

24 fev

Sabrina Demozzi

Tudo começou com uma ideia.  Primeiro o nome, depois o blog. Criei o temperomental por acreditar que todas as pessoas merecem comer bem independente de classe social. E também por acreditar que toda a comida tem história, desde o cachorro- quente da esquina até o mais estrelado dos restaurantes. Todos têm o direito de conhecer a arte da gastronomia e a gastronomia na arte. Alguns podem dizer que em um país onde a miséria e a desigualdade são grandes o tema da gastronomia é elitista, não deixa de ser, mas a arte da cozinha é muito mais antiga do que qualquer conceito. Falo isso porque o verdadeiro cozinheiro é aquele que extrai o máximo das suas possibilidades, sejam elas modestas ou suntuosas. E nisso, nós brasileiros, somos craques. Estou feliz pelo aniversário de 1 ano do blog e espero que ele traga sempre felicidade e informação a todos que o leem.

Obrigada!

 

Agora, vamos às receitas especiais:

 

 

Brigadeiro de colher com creme de laranja

Brigadeiro de colher com creme de laranja

 

 

 

Brigadeiro de colher com creme de laranja

(Receita criada por mim).  

Ingredientes:

– 1 lata de leite condensado

– 4 colheres de sopa de cacau em pó

– 1 colher de manteiga (colocar só no final, para dar brilho).

– Creme de laranja para cobrir (receita abaixo)

Creme de laranja

– 4 laranjas

– 50 g de açúcar

– 30 g de amido de milho.

– Água o suficiente para diluir o amido de milho.

Modo de Preparo do Creme de Laranja:

Esprema o suco de laranja, coe as sementes e leve o suco para o fogo com o açúcar. Quando levantar fervura, acrescente o amido de milho diluído em água. Mexa para não empelotar. Quando finalizar espere esfriar e coloque sobre os copinhos de brigadeiro de colher.  

Modo de Preparo do Brigadeiro de colher:

Leve ao fogo brando o leite condensado e vá acrescentando aos poucos todo o cacau em pó. Depois que esses ingredientes estiverem juntos, vá mexendo o brigadeiro, sem parar, até desgrudar da panela. Depois espere esfriar um pouco e coloque em taças, ou copinhos. Eu coloquei em copinhos de cachaça e cobri com o creme de laranja. Leve para gelar por 2h. Fica muito bom, pois o azedinho da laranja contrasta perfeitamente com o sabor do chocolate (cacau em pó).   

Bolo Suzy

Este bolo é uma receita retirada do “Larousse do Chocolate” organizado pelo fantástico chef Pierre Hermé. Fiz a receita, mas errei na escolha do chocolate e, portanto me recuso a postar a foto aqui! Mas, passo a receita para que alguém com mais sorte e habilidade reproduza. O sabor é realmente inigualável e a textura do bolo é única. Tomei a liberdade e acompanhei o bolo com uma receita de Baba de Moça retirada do livro “Açúcar” de Gilberto Freire. Ficou uma sacanagem.  

 

 

 

 

bolo-suzy(A imagem foi retirada do Larousse do Chocolate página 62).

Ingredientes:

(Receita assinada por S. Peltriaux)

– 250g de chocolate amargo em barra com 60% de cacau.

– 250g de manteiga em temperatura ambiente + 15g para untar a forma.

– 4 ovos

– 220g de açúcar.

– 70g de farinha de trigo+10g para polvilhar a forma.

Modo de Fazer:

1. Pré aqueça o forno a 180oC.

2. Pique o chocolate com uma faca serrilhada  e coloque numa panela para derreter em banho maria. Bata os ovos com o açúcar. Incorpore a manteiga previamente derretida e, em seguida, o chocolate derretido. Peneire a farinha e acrescente à massa.

3. Unte uma forma com 22cm de diâmetro e polvilhe com a farinha. Despeja a massa na forma, leve ao forno e deixe assar por 25min. Mantenha a porta do forno entreaberta, calçada com uma colher de pau.

4. Retire do forno e desenforme o bolo. Deixe esfriar antes de servir.        

 

Baba- de- moça

(Segundo receita antiga do Engenho Jundiá (Pernambuco), de quem este doce foi outra especialidade de sobremesa. Nota do autor). Retirada da obra-prima “Açúcar” de Gilberto Freire.  Manteve-se a Grafia original da receita.

Faz-se com leite de 1 coco ralado, espremido em um guardanapo, 1 libra (500g) de açúcar em ponto de pasta e 10 gemas de ovos bem batidas; vai ao fogo em um tachozinho até tomar ponto, e então é que se acrescentam as gemas de ovo; deita-se depois o doce em vasilhas e polvilha-se com canela.   

Baba de moça com canela

Baba de moça com canela

 

 

 

 

 
 
 
 

 

Anúncios

2 Respostas to “Receitas de aniversário”

  1. wawá fevereiro 27, 2009 às 3:46 am #

    Gastronomia é história, é cultura…

    Bom, lidar com ela está longe de ser uma habilidade minha, então essas receitas comigo ficam só na leitura e na imaginação de quão boas devem ser quando prontas.

    Ronc…

    É o estômago…

    Beijo!

  2. Lucia março 21, 2009 às 12:14 am #

    Estou sonhando com o dia em que uma colher com um tal de brigadeiro de colher com creme de laranja entrara na minha boca…este sonho pode se tornar realidade???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: