Chocolate para o coração

3 abr

Lindt 85% cacau; crédito das fotos QVinho

Que tal aproveitar a ocasião da Páscoa em que todo mundo fala de chocolate e promover uma degustação de chocolates com percentual alto de cacau? Ao invés de você se acabar no açúcar e nos flavorizantes artificiais, tira o domingão e escolhe um desses. O chocolate amargo tem maior percentual de cacau e menor adição das gorduras do leite, além de conter alto teor de flavonóides, antioxidantes que reduzem os riscos das doenças cardiovasculares. Um recente estudo italiano mostrou, pela primeira vez, que o consumo moderado de chocolate preto pode reduzir significativamente os níveis da proteína C ultrasensível. Cerca de 4.849 indivíduos saudáveis, sem fatores de risco para a aterosclerose, foram avaliados .

Os pesquisadores identificaram 1.317 indivíduos sem o hábito de consumo de chocolate e 824 com consumo regular de chocolate escuro. Em seguida, os pesquisadores relacionaram as concentrações do sangue da proteína C ultrasensível desses indivíduos, ao consumo habitual de chocolate dos mesmos. Mas atenção, nada de exagero, a porção indicada é equivalente a  um quadrado pequeno de chocolate duas ou três vezes por semana. De acordo com o mesmo estudo foi verificado  que os indivíduos com um consumo acima dessa quantidade, apresentam uma tendência de redução do benefício. Se o consumo é excessivo, o fator protetor desaparece, da mesma forma como ocorre em relação ao consumo de vinho. (Fonte: http://portaldocoracao.uol.com.br).

No excelente Blog “QVinho” foi feita uma avaliação dos melhores chocolates na opinião dos editores Jackson e Jomar em 26 de setembro de 2008. Da lista que eles criaram eu provei uns três e devo dizer que concordo com eles, apesar de não possuir conhecimento tão profundo sobre o assunto.   

O link do texto é:

http://www.qvinho.com.br/gastronomia/chocolates-finos-dark-cacau/

Alguns são encontrados no Mercado Municipal de Curitiba ou ainda podem ser encomendados em lojas de importados. Não são tão caros e valem a pena, pelo menos provar!

 

Mas, enquanto a páscoa não chega, que tal ouvir e ver uma versão deliciosa de “Chocolate” de Tim Maia, ao vivo no programa “Ensaio” da TV Cultura em 1992? Tim Maia também faz bem pro coração e não tem contra-indicação.

 

 
 
 

 

 

 

 

 

Anúncios

Uma resposta to “Chocolate para o coração”

  1. João Pedro maio 20, 2009 às 4:26 pm #

    Adoro chocolate! Comi o chocolate da foto quando estive em Lowell – MA. O sabor realmente é diferente, porém delicioso. Parabéns pelo blog!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: