O misterioso açougueiro de Chabrol

1 set

Limpando uma peça de mignon estes dias na aula lembrei de um filme que assisti esses dias. O filme ,na minha modestíssima opinião, uma das obras-primas do cinema francês, falo do suspense “O Açougueiro” (Le Boucher, 1970) de Claude Chabrol. Um “suspensão” à la Hitchcock porém executado com a elegância e (aquela atmosfera de “nem te ligo”) que só um artista francês do quilate de Chabrol poderia fazer.

Em uma breve sinopse: o açougueiro Popaul (Jean Yanne) conhece em uma festa de casamento na região rural da França, a professora e diretora da escola local Helene (Stéphane Audran). Inicia-se uma amizade e Popaul passa a fazer parte do cotidiano de Helene. Ele é um ex-combatente que retornou das guerras da Argélia e na Indochina, e não raro, lembra dos horrores que viu na guerra. Helene é uma mulher elegante, independente, mora sozinha e é bastante dedicada aos alunos. Apesar de sentir-se atraída por Popaul, não quer assumir o caso, pois teve uma relação que não deu certo no passado. O suspense do filme está quando algumas moças da região são assassinadas de forma brutal. As pessoas da pacata cidade, ficam assustadas e estarrecidas com a situação. Em uma das excursões com alunos, Helene acaba encontrado o corpo de uma moça e ali perto o isqueiro que havia dado de presente de aniversário à Popaul. O suspense começa.

O filme já está disponível em DVD e quem ainda não viu, deve assistir, pois é um daqueles filmes indispensáveis. Além disso, há um jogo psicológico entre os protagonistas que é de tirar o fôlego. Não preciso nem falar dos enquadramentos e fotografia de cena. A bela Helene é interpretada por Stéphane Audran (a eterna Babette, de “A Festa de Babette”) esposa do diretor Claude Chabrol. Claro, que mais uma vez ela trabalha muito bem. Bem como, o excelente e misterioso açougueiro interpretado por Jean Yanne.

Ficha técnica:
Açougueiro, O(Boucher, Le, 1970)
Direção: Claude Chabrol
Elenco: Stéphane Audran e Jean Yanne

LeBoucher

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: