Usos diversos para os chás

17 nov

Sabrina Demozzi

De uns tempos pra cá comecei a gostar muito de chá. Tive que fazer uma dieta de desintoxicação (a coisa estava feia) e passei a consumir todo o tipo de chá. Primeiro conheci o chá verde, confesso que não gostei muito. Depois o chá branco, que adoro. E esta semana comecei a tomar o chá de hibiscos, oriundo daquela florzinha linda que dá na praia. Comprei uma garrafinha térmica daquelas pequenas e todo dia tem chá geladinho, personalizado. Fiz o mesmo com a água. Parei com aquelas águas industrializadas porque a quantidade de sódio presente na composição é muito grande e passei a aromatizar a água com frutas, baunilha, cardamomo, erva doce e etc.

Crédito: RPC Blog da Nádia Schiavenatto

Vantagens do consumo de chá

Entre todas aquelas que você já sabe, como acelerar o metabolismo e manter o corpo hidratado também há o fato de que o consumo de chá proporciona uma sensação de relaxamento, ao mesmo tempo que estimula o estado de alerta, porque alguns como o chá preto por exemplo, possuem quantidades consideráveis de cafeína.

Quantidades

Para fazer o chá, tudo vai depender da concentração dos sabores do jeito que você mais gosta. Mas, de modo geral, a proporção para 1 litro de água é de 2 a 4 colheres de sopa do tipo de chá que você escolheu (entre o branco, verde, preto e vermelho) daí você faz a infusão (não deixe a água ferver) côa, e usa tudo que gostar para aromatizar: casca de laranja seca, especiarias, frutas (diversas como cerejas, morangos, lichia, romã, pêssegos, acerola, pitanga) Bate o chá, com a fruta e especiaria e de preferência não adoce com açúcar, mas com mel ou apenas a fruta. Vamos fazer?

Usos

Começou na Europa e nos EUA, mas por aqui pessoas muito antenadas tem optado em festas de casamento, aniversários e outros em abolir o refrigerante e colocar nas mesas aquelas refresqueiras cheias de chá ou água com sabor. Pra ficar bonito e já que vão ser consumidos no dia, eles enchem de rodelas das frutas utilizadas, ramos de canela e até alecrim, sálvia e manjericão. Posto aqui uma foto de um dos meus sites preferidos em que Costance conta como organizou um “casamento churrasco” com muito estilo e personalidade. Quando puder acessa: http://www.constancezahn.com

Crédito: Constance

<

Você pode encontrar mais receitas de chás gelados no seguintes endereços:

http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/blog/conversatemperada/?mes=200901- A foto do chá que ilustra o post foi feita por Nádia Schiavenatto no seu ótimo blog "Conversa temperada".

A edição de novembro do Bom Gourmet da Gazeta do povo também fez uma matéria especial sobre chás: para conhecer clique em http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/bomgourmet/.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: