Como se organizar e gastar menos nas ceias das festas de final de ano

7 dez

Sabrina Demozzi

Antes de sair por aí comprando de um tudo para a Ceia de Natal e a de ano novo, vou te passar uma dica muito preciosa que se usa em restaurantes. É a ficha técnica. Claro, que vou passar uma versão simplificada, que é pra quem vai cozinhar em casa ou até para um pequeno evento. Ela te ajuda a organizar o que você vai comprar e também te orienta na hora de preparar os pratos. Com isso você evita desperdício e também ficar horas na cozinha já que vai aprender a programar tudo de antemão. Antes algumas informações que vão simplificar sua vida e logo abaixo um modelo de ficha.

Passo 1- Veja certinho de quanto dinheiro dispõe pra fazer as compras. Lembre que não precisa de muito quando se é criativo.

Passo 2- Determinado o orçamento, é hora de pesquisar. Mercados Municipais são ótimos porque tem de um tudo. Mas, se a grana está curta, opte por comprar apenas ingredientes especiais lá. Frutas, carnes, verduras e outros dá pra pesquisar em sacolão, supermercados em dias especiais, açougues e peixarias. Outra coisa: há coisas que saem mais baratas se compradas prontas (em pequenas quantidades) tipo pão por exemplo. Aproveite nesses casos, para conhecer aquele empório perto da sua casa, aquele pãozinho da vózinha que dizem que é bom, o frango do véinho da chácara… Além de você movimentar o comércio perto da sua casa, você não gasta com estacionamento, anda um pouquinho e sai do óbvio.

Passo 3- Você sabe quanto pode gastar, já pesquisou o que pode fazer. Não sabe ainda? Em qualquer refeição, harmonia e simplicidade são tudo. Por exemplo: Você decidiu fazer uma ceia brasileira: Vai ter Frango Capão ao invés de Peru (sugestão da linda revista Gosto) como a carne principal. Para acompanhar você quer fazer uma Salada surpresa de siri, arroz de abóbora e cebolinha e purê de mandioquinha com perfume de sálvia. Como entrada palitinhos de queijo coalho com barbecue de goiabada. A sobremesa vai ser bolo cremoso de fubá com sorvete de tapioca. Inventei esse cardápio para explicar pra vocês como se procede. Já sei o que quero fazer, tenho o dinheiro. Por onde eu começo a compra? Pesquisadores dizem que quando escrevemos as coisas, a probabilidade de errar é menor, além de tornar as tarefas mais objetivas.

Passo 4- Receita. Tem que ter as receitas, as quantidades, as observações, tudo anotadinho na ficha. E onde eu acho as receitas? Em livros, blogs, nos sites indicados pelo temperomental, revistinhas baratinhas (tem a partir de R$ 1.00, nas bancas), em sebos (aqui em Curitiba eu achei um que é um espetáculo) e transcreve a receita na ficha. Juro, você ganha muito em tempo e organização.

Olha só o modelo:

Receita 1- (Classifique como achar melhor)
Acompanhamento: PURÊ DE MANDIOQUINHA AO PERFUME DE SÁLVIA
Rendimento: 8 porções- (faça os cálculos para a quantidade de pessoas que você vai servir)

PURÊ DE MANDIOQUINHA AO PERFUME DE SÁLVIA
Quantidade /Ingredientes

1 e 1/2 de cubo de caldo de legumes
50 g de sálvia fresca
1 e 1/2 xícaras de chá de leite
1/2 kg de mandioquinha sem casca
2 colheres de sopa de manteiga sem sal.

Modo de preparo

Em uma panela, junte a mandioquinha, 1 cubo de caldo, cubra com água e cozinhe por 20 minutos. Quando faltar 5 minutos para desligar, coloque as folhinhas de sálvia sem o talo. Escorra a água, guardando um pouquinho. Passe a mandioquinha ainda quente no espremedor. Volte ao fogo a mandioquinha espremida, o restante do caldo de legumes, a água com a sálvia o leite e a manteiga, mexendo até engrossar. Retire do fogo e sirva em seguida.

Utensílios
Bowl para resíduos
Tábua para corte
Gaze
Barbante
Panela grande

Observações

O ideal é que esse purê fique lisinho, lisinho. Procurar não bater em liquidificador, pois deixa o purê com textura de sopa cremosa. Opte por espremedor, e se for preciso, esprema duas vezes. Além disso, a sálvia não pode ser “cozida” por muito tempo, pois pode liberar sabor amargo.

A imagem da ficha é como uma tabelinha simples do Word mesmo. Hoje a internet está muito ruim… então, amanhã coloco a imagem da ficha aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: