Como fazer petiscos em casa

13 jan

Sabrina Demozzi

Sou daquelas que volto ou não em um bar por causa dos petiscos. Adoro. Petiscos são alimentos relativamente fáceis de fazer e sempre fazem a diferença em um bar. Sempre que tem esses festivais como o “Boteco Bohemia” e o “De Bar em Bar” surgem invenções interessantíssimas, ainda que se comparado a São Paulo, por exemplo, ainda falte aos criadores doses de ousadia. Eu de vez em quando invento uns petiscos e gosto de harmonizar com cervejas especiais. Ou ainda drinques refrescantes. Vou dar as dicas e postar vídeos sobre alguns petiscos clássicos. Vamos?

Pastéis diferentes- Pastel combina muito com bar. É barato, rápido de fazer, mas as pessoas ainda insistem nos mesmos. Claro que mesmo assim eu adoro. Fiz esses dias pasteizinhos de soja com uvas passas, ricota com cenoura. O de escarola ficou bom, mas cuidado, porque ela solta água e quase que furou a massa. Pastel de gorgonzola com pêra, também fica bom. Simples: defina os sabores, compre as massinhas prontas, recheie com o que preferir, pincele as bordas da massa para prender bem e frite em óleo muito quente.

Bolinho de feijoada ou de feijão– Como todos sabemos acarajé é feito de uma pasta de feijão fradinho. Por que não partir do mesmo princípio e fazer bolinhos de feijoada ou feijão? Uma vez o Claude Troisgros fez um de feijoada recheado com couve e bacon. Na internet você encontra várias versões da receita, inclusive dos pioneiros da criação que inspiraram o Claude. Eu adaptei para feijão pré-cozido. Simples: Bata no liquidificador o feijão (ou feijoada) previamente temperado. Leve para o fogo e vá acrescentando a farinha de mandioca crua (aos poucos, para não empelotar) quando virar um tutu e começar a soltar da panela, você retira e leva a um recipiente de vidro para esfriar. Depois é só moldar as bolinhas, passar na farinha de trigo e fritar em olho bem quente. Se quiser, recheie com couve à mineira. Ah! Tem que secar bem a couve. Fica uma delícia e rende demais.  

          
Quer petiscar, mas evitar calorias grátis? Faz sentido. A combinação fritura+cerveja é condenada pela maioria dos nutricionistas. Então, em algum dos dois você vai ter que maneirar se não quiser ganhar alguns quilos. Aqui em Curitiba, tem 1 lugar acho que faz petiscos assados, o bar Plano B ,na Almirante Tamandaré. Mas, se você for fazer em casa, compre aqueles pães para wraps (tem a versão light, com metade das calorias) e recheie com carne magra, pimentões coloridos e creme azedo (feito com iogurte natural, limão, azeite e pimenta). Enrole e sirva. Levinho, levinho.

Triângulos crocantes de pão integral– Faça uma versão de nachos light e sirva com molhinhos gostosos. Você corta as fatias do pão integral em triângulos e passa o rolo de macarrão para eles ficarem chatinhos. Leva ao forno para tostar e depois faz molhinhos: guacamole, molho picante, iogurte natural, frango desfiado com queijo cotagge. Ainda tem a famosa carne de onça, caldinhos, fritatas… Ai que fome.

Mas, enquanto isso, que tal aprender segredos dos clássicos? Quer aprender a fazer batatas fritas perfeitas? Confere o vídeo:

E bolinho de bacalhau? Clássico dos clássicos!

Anúncios

Uma resposta to “Como fazer petiscos em casa”

  1. Celina janeiro 15, 2010 às 2:29 am #

    Guria, tô de dieta hahaha.
    Mas tô morrendo vendo isso daqui. Eu nem gosto de cheese cake, mas deu até vontade de comer um. Esse post me lembrou que comprei um daqueles livrinhos de 0,99 centavos de receitas de salgadinhos. Vou tentar fazer eles com algumas idéias de recheio que você deu aqui. O de ricota com cenoura é a mais provável que faça, odeio escarola, gorgonzola e uva passas. =]
    Vou tentar misturar alguma coisa. Quando tiver saído da dieta e for fazer, te aviso se tiver ficado bom. 😉
    Beijo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: