Démodé: Vale a discussão?

18 mar

Démodé

adj. (pal. fr., fem. démodée) Fora de moda: uma roupa, uma teoria démodée. / Ultrapassado; desusado.

 

Sabrina Demozzi

A excelente escritora e banqueteira Nina Horta, já havia levantado a questão de alimentos meio “fora de moda” e comentava como tinha saudade deles. Não lembro todos, mas recordo que ela citava o manjar branco com calda de ameixa e o estrogonofe de carne.  Nesta semana a discussão foi reavivada  no Twitter.  O pessoal do “Destemperados” lançou uma brincadeira em que os usuários listavam ingredientes, preparações  e alimentos meio fora de moda ou que foram banalizados, teve de tudo:  cassata, Martini com azeitona, arroz à grega, coquetel de camarão, petit gateau, salada Waldorf, vol au vent, e até costumes como “jantar tomando uísque”.

Crédito: Panelinha.com

Algumas pessoas ficaram meio brabas com a brincadeira, mas com certeza o intuito não é ofender ninguém. Essa é uma conversa que surge em qualquer mesa de boteco. Mas, essa discussão vale a pena?

Particularmente, adoro discutir sobre comida. Mas nem tudo é tendência. Há lugares que sobrevivem com pratos tradicionais já incorporados pelo público. Por outro lado, há também a banalização em certos pratos: como a onda do petit gateau, pizza de rúcula com tomate seco, salmão ao molho de maracujá, escalopes com molho de vinho e outros. Claro que com a propagação mais rápida de informações e também um forte apelo midiático em cima da profissão de chef as pessoas acham que basta copiar a receita e colocar no cardápio, muitas vezes isso não dá certo. Mas a Gastronomia é um ramo democrático e tem essa força porque permitiu que as pessoas pudessem compartilhar seus conhecimentos.

Muito da cultura da alimentação é fruto das trocas ocorridas entre os povos, entre a cultura de uma região e outra. A arte da cozinha está sempre se reinventando e quem sabe em breve, não vemos um movimento pela volta de alimentos ”démodé”?

 E você, o que acha?

Anúncios

Uma resposta to “Démodé: Vale a discussão?”

  1. Alessandra R. março 18, 2010 às 2:15 pm #

    Meu alimento demode é cremogema. Clássico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: