Como fazer um cliente nunca mais voltar ao seu restaurante

23 maio

Sabrina Demozzi

Aconteceu comigo. Fui almoçar em um restaurante em Curitiba com meu irmão. Chegando lá, tudo muito agradável, tudo muito bacana. O cardápio, com opções do dia, também era interessante. Resolvemos pedir. Chamamos o garçom. O primeiro prato que pedimos havia acabado. Trocamos, e também não havia a segunda opção. Na terceira tentativa só havia prato para uma pessoa. Diante do nosso questionamento, o garçom diz: bem é que já é uma  e meia da tarde e o movimento foi grande. Uma e meia da tarde para o almoço amigo, eu falei. O serviço está só no começo!

Se fosse só isso tudo bem. Mas, havia outras coisas. No cardápio outros erros. Isso é básico: nunca coloque tradicional, autêntico ou outra palavra se o produto não o for. Salada Ceasar Tradicional  eu perguntei a ele, não leva tomate seco, ele respondeu: a tradicional leva. Bem, só por aí já dá pra perceber porque não vou voltar ao lugar. A comida pode até ser boa, mas o atendimento pecou e muito. E em casos de estabelecimentos de alimentação ele é responsável por 70% da volta ao cliente ao lugar.

Depois deste episódio, é evidente que sempre que alguém pergunta do lugar, falamos deste problema. Tem gente que chega até a desistir. Mas, como resolver? A equipe da cozinha tem que estar em sintonia com o pessoal do salão. Um cliente não deve pagar pela falta de comunicação entre os setores. E em alimentação, nunca, mas nunca engane o cliente. Essa é a pior coisa que pode acontecer. O boca a boca pode acontecer para o bem e para o mal também.

E você, já foi mal atendido em  algum restaurante? A situação foi contornada? Conte pra mim!

Na semana que vem eu vou fazer um comentário sobre um autêntico restaurante italiano que não servia molhos ao sugo.

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2 Respostas to “Como fazer um cliente nunca mais voltar ao seu restaurante”

  1. Ale maio 23, 2010 às 10:05 pm #

    E tem gente que acha q atendimento assim valoriza mais o estabelecimento: “É requisitado.”

  2. Wagner de Alcântara Aragão maio 25, 2010 às 2:48 am #

    Ô louco, que roubada foi essa, hein!

    Agora, o melhor (ops, pior) foi essa de uma e meia da tarde ser tarde pro almoço… hehehehehe

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