É tempo de morango

31 ago

Agosto e setembro são os melhores meses para quem quer comprar e consumir morangos. Isso por que é um ótimo período para a safra e os  preços caem além de você encontrar produtos com melhor qualidade. Escrevo este post porque lembrei de um trecho em um livro que eu li há algum anos atrás chamado “ A arte da vida” do escritor polonês Zygmunt Bauman. Neste livro ele levanta a questão da felicidade de forma muito coerente e contemplativa. Ele pergunta: “Quando você pergunta a si mesmo se é feliz, você deixa de sê-lo… Os antigos provavelmente suspeitavam disso, razão pela qual sugeriam que, sem trabalho duro, a vida não ofereceria nada que a tornasse valiosa. Dois milênios depois, a sugestão não parece ter perdido a atualidade.”

Depois, só lendo pra entender. Mas você deve estar se perguntando: tá, ok, mas que raios o morango tem a ver com isso? Pois é, eu estou sem o livro aqui no momento, mas  lembro de um trecho em que ele descrevia o que para um determinado autor seria a felicidade e o autor narrava que a maior felicidade era ver sua filha pequena comendo uma taça cheia de morangos. Essa imagem ficou gravada na minha memória e eu achei de uma beleza incrível a felicidade ser resumida assim: numa taça de morangos. 

Eu acho o morango uma das frutas mais lindas que existem e também a mais perfeita. Tem um quê de romantismo, sensualidade, porém evoca uma sensação de infância, de nostalgia. Notem como o morango é associado em comerciais à sensualidade e ao desejo. Acho que tem até um site de conteúdo erótico com este nome. Na gastronomia, o morango é rei. Doce e carnudo é o recheio para tortas e bolos. Geléias, compotas, sopas de fruta, vinagre de morango, sorvetes e sorbets. Pra quem gosta esta é a época de comprar, no domingo consegui comprar 3 bandeijinhas por R$ 5. 

Eu gosto de comer morango apenas com creme. Só isso. Lavo bem, deixo gelar os morangos e bato um creme em ponto de chantilly. Daí, é só felicidade. 

Deixe um comentário

