Os doces de Pelotas

18 set

Crédito da imagem: Vinícius Costa

Alguns dos famosos doces de Pelotas

*O crédito da imagem é de Vinícius Costa.

Sabrina Demozzi

Meu “parça” Thiago Valério me fala dos doces de Pelotas há pelo menos 1 ano.  Fiquei esperando todo este tempo pra provar os doces já que não tenho como ir até Pelotas buscar. Depois do feriado de sete de setembro, ele me chega com umas caixinhas entupidas de doces. Dos doces de Pelotas.  Chega o tão esperado momento de enfim conhecê-los. Abro uma caixinha, pego um que é chamado de trouxinha de nozes, e me acabo. #Peloamordedeus, que delícia ou “delicatessen” como diria o Thiago. Não sou uma pessoa de doce, mas estes me fizeram repensar este conceito. Tem um que é como um ninho de fio de ovos com um creme mole de ovos.  Meu favorito. A trouxinha de damascos então… Bah, tchê!

Pelotas é considerada a Capital Nacional do doce e promove inclusive a Feira Nacional do Doce- Fenadoce desde 1986. De acordo com o site da organização é um evento anual realizado para promover a cultura doceira da cidade de Pelotas – RS para todo o Brasil e exterior. “Os famosos doces pelotenses, herança da colonização portuguesa, alemã e italiana, são responsáveis pelo desenvolvimento do setor doceiro que exporta as iguarias para diversas cidades do Brasil.”

Aliás, é esta troca de culturas de diversos povos que possibilitou uma variedade considerável de tipos de doces. São receitas passadas de geração para geração e que tem caráter simbólico. Além disso, a produção artesanal torna esta cultura doceira muito peculiar. Claro, que há industrialização, mas ainda há produtores que se valem do trabalho manual, passado de pai para filho com o objetivo de perpetuar tradições neste segmento.

Quem quiser ver imagens dos doces, baixar as receitas em PDF, ver textos sobre a Fenadoce ou saber mais detalhes, acesse o site da organização. Eu já baixei várias e estou ensaiando fazer alguns.  Tem desde doces caseiros e compotas  até doces finos. Procure por elas no link:doces de pelotas.  Vale o clique:  

http://www.fenadoce.com.br/texto/a-cultura-doceira 

Uma resposta to “Os doces de Pelotas”

  1. Ale setembro 18, 2010 às 4:57 pm #

    Esses doces fizeram nosso dia feliz, não?!

Deixe um comentário

