Anos 80 “food fellings”

27 set

Da mesma maneira que a cultura, a gastronomia também passa por evoluções. De um modo geral, podemos dizer que a gastronomia no Brasil na década de 80 passou por grandes modificações que delinearam um pouco o que se servia na época e que serviram como base para muitos restaurantes montarem seus cardápios.

Por exemplo, com o acesso mais facilitado a produtos importados e também com uma especialização da mão de obra, buscando profissionais com formação acadêmica a cozinha na década de 80 passou  a incorporar outras receitas, em especial receitas do “mundo”, consagradas nas revistas e livros. Dos inúmeros livros da época percebe-se o traço comum das receitas super-produzidas, dos ícones dos países e também a desmistificação de pratos clássicos. Inicia-se uma nova era de “releituras” de pratos regionais e preparações brasileiras, valorizando as culinárias dos estados.

Não sei se há um prato que caracterize esta época, mas encontrei algumas receitas comuns em livros antigos e muito bons. Como o Cláudia Cozinha que reúne receitas das diferentes décadas. Um dos que eu me lembro que era motivo de festa na minha casa era a do “Camarão na Moranga”:

http://receitas.maisvoce.globo.com/Receitas/Peixes_Frutos_do_Mar/0,,REC20384-7773-55+CAMARAO+NA+MORANGA,00.html

E a do Fricaseé de Frango? Uma receita que eu adoro, é tão fácil e gostosa e a gente sempre esquece de fazer.

http://tudogostoso.uol.com.br/receita/10254-fricasse-de-frango.html

Quando eu comia carne vermelha eu me lembro de ficar com a barriguinha estufada de tanto comer Madalena de Carne Moída com salada de tomate e alface, temperadinha com cebola roxa, sal e vinagre (minha mãe enche de vinagre):

http://cybercook.terra.com.br/receita-de-madalena.html?codigo=2546

E doce? Vinham nas latas de leite condensado muitas receitas deliciosas. Quem nunca comeu Manjar de Coco com calda de ameixa?

http://www.receitasedelicias.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=788&Itemid=5

E pra fechar minha mãe me ensinava a fazer balas. Balas de leite:

http://mundodesabores.com.br/receitas/bala-de-leite

* Isso tudo são lembranças que eu tenho já que sou uma pessoa da década de 80… Não tem caráter acadêmico nem nada, eu precisaria estudar bastante para poder fazer um texto mais elaborado. Mas, vale como dica e ideias para a gente resgatar coisas gostosas e chamar os amigos para comer manjar e ouvir Bon Jovi.

Uma resposta to “Anos 80 “food fellings””

  1. Gabrielle outubro 18, 2010 às 9:42 pm #

    Eu amo manjar branco!

Deixe um comentário

