Arancini Di Riso- o pequeno notável italiano

17 nov

 

 

Minha mãe é uma pessoa que tem pouca noção de equilíbrio nutricional em uma refeição. Ela é capaz (ainda bem!) de misturar em uma mesma refeição arroz, batata, massa e se rolar feijão. Ela costumava fazer bolinhos de arroz para acompanhar arroz com feijão. Só o dela ficava crocante daquele jeito, douradinho e quentinho. Enfim, uma safadeza.

Daí que a vida me deu o privilégio de provar o “Arancini Di Riso” na Itália e anos depois eu reproduzi a receita de origem siciliana em uma viagem de final de ano com meus amigos. Ele nada mais é do que um bolinho de arroz feito com o arroz arbório ou o carnarolli. Lá eles fazem de vários sabores, inclusive acrescentam açafrão na preparação do arroz. Vários povos contribuíram com suas tradições culinárias para variar estes sabores como gregos, franceses, árabes e espanhóis. E porque não dizer: brasileiros também.

Um amigo meu preparou o Arancini di Riso com feijão. Geralmente, eles recheiam com queijo parmesão ou mussarela de boa qualidade. Meu amigo, achou adequado colocar um pouquinho de feijão bem temperadinho dentro. Dá água na boca só de pensar… 

O Arancini é como um croquete, servido como entrada em diversas regiões do mundo. Fácil de fazer não é caro e eu garanto que é uma delícia. A receita varia muito e eu sugiro que vocês assistam o vídeo da receita do site “Giallozafferano” (http://www.giallozafferano.it/)  que eu sempre acesso quando preciso fazer uma receita típica italiana. O site é excelente e até mesmo as receitas que tem apenas imagens são ótimas. Vejam, a tiazinha é italiana mas, o vídeo é bem feito e só vendo ela fazer acredito que dá pra reproduzir.

Depois do Arancini, o bolinho de arroz da minha mãe ficou em segundo plano. Confesso.

2 Respostas to “Arancini Di Riso- o pequeno notável italiano”

  1. Alessandra De Simone novembro 30, 2010 às 2:34 am #

    OLá, ví que comentaram sobre os Arancini sicilanos, tenho uma cantina Italiana há 11 anos que leva o nome desse pequeno notável Arancini , fazemos os verdadeiros ,meu pai é siciliano e a nossa receita é centenária e original a marca Arancini do estabelecimento e dos produtos é nossa desde 2000. São mesmo maravilhosos vale a pena provar em nosso festival italiano já inclui , temos porções deles quatro queijos e tradicional á bolonhesa e mussarela, vejam mais no site http://www.arancini.com.br
    Aguardo vocês lá para uma visita
    Abraços
    Alessandra De Simone
    Arancini Cantina Italiana

    • temperomental novembro 30, 2010 às 9:48 am #

      Alessandra, obrigada por comentar no blog. Somos aqui de Curitiba e creio que há apenas um ou dois restaurantes que produzem o arancini e cobram muito por isso… Aceitarei o convite e quando for para São Paulo, conhecerei seu estabelecimento que deve ser delicioso.

      Apareça sempre que quiser por aqui, ok?
      Abraço
      Sabrina Demozzi

Deixe um comentário

