La Befana: a velhinha que traz doces para as crianças no dia 6 de janeiro

6 jan

Sabrina Demozzi

Na Itália permanece a lenda mítica e as tradições envolvendo esta bruxa nomeada de La Befana, nome que vem de “Epifania”. La Befana também conhecida como Vecchia ou Strega é uma personagem mítica do folclore italiano personificada na figura de uma velhinha que presenteia as crianças bem comportadas com doces e dá carvão para as que não se comportaram bem durante o ano na noite de 5 para 6 de janeiro. A origem dessa tradição é incerta e há várias versões sobre o seu surgimento, as mais comuns remontam ao período arcaico e fundem elementos do folclore e da tradição cristã. Uma delas dá conta de que a Befana foi uma velhinha que auxiliou os três reis magos a encontrarem Jesus quando ele nasceu. A simbologia de comemorar no dia 6 de janeiro seria uma apologia ao dia de Reis, de acordo com o calendário cristão.

As crianças italianas escrevem cartas para a Befana e é comum deixarem meias e saquinhos pendurados para receber chocolates, caramelos e brinquedos. Em algumas regiões da Itália, as pessoas se vestem como a Befana com um lenço pendurado no pescoço, saia, capa, óculos e junto com os seguidores passam pelas casas que tem uma bonequinha com a imagem da Befana nas janelas que é uma espécie de sinal de que a Befana e os seguidores são bem vindos a aquela casa. Depois do final da celebração de La Befana, as bonecas são queimadas como forma de simbolizar que as coisas ruins que acontecerem no ano anterior devem ser esquecidas e que no ano seguinte coisas boas vão acontecer.

A Befana é celebrada em toda a Itália, afinal ela é considerada um ícone nacional, mas a comuna de Urbania é considerada sua “casa” oficial. Todo ano há um grande festival para celebrar o feriado, mais de 50 mil pessoas se reúnem para celebrar a data. Há muita comida como carne assada, vinho, lingüiças temperadas e doces para as crianças como caramelos e também os “carbones” que são uma representação de carvão, dado para as crianças que não se comportaram bem. Hoje em dia, faz-se esse carvão em forma de doce.

Fiquei muito curiosa quando vi uma receita de “Carbone: dolce della Befana” e então resolvi escrever este post. No site Giallozafferano (http://www.giallozafferano.it) um dos melhores que eu conheço, eles colocaram a receita desse carvãozinho, só que bem colorido. Daí, que tem até aquela tiazinha que faz as receitas contando a história da Befana (em italiano) e explicando passo-a-passo como fazer o Carbone. Acho que não é difícil e deve ser tipo uma balinha. Está tudo em italiano, mas a tiazinha fala bem devagar e dá pra entender e anotar tudo. Se você quiser saber mais sobre essa lenda tão interessante acesse o link:

http://www.labefana.it/Portals/_default/Skins/labefana/index.html.

[http://www.youtube.com/watch?v=1lik1WBOw9w&]

Anúncios

2 Respostas to “La Befana: a velhinha que traz doces para as crianças no dia 6 de janeiro”

  1. Eutimio janeiro 8, 2011 às 3:20 am #

    No México existe a tradição da época colonial da chegada dos Reis Magos na noite do 6 de janeiro, em que muita criança recebe presentes. Por anos tem tido uma especie de competição com o São Nicolas, em versão americanizada. As crianças escreben cartas que os pais seencarregam de “enviar” e durante o dia, crianças e adultos comem um pão especial chamado “Rosca de Reis” uma pasta difeenciada emuito decorado. Dentro tem varios bonequinhos em forma de Menino Deus, e quem aliatoriamente acha um ao cortar, te que fazer uma comida no dia 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora da Candelaria. Me parece que eso último é uma forma de sincretismo, por correspnde a uma festividade ancestral. Algo mui to comum no México.

    • temperomental janeiro 8, 2011 às 12:56 pm #

      Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos sobre isso! Eu n sabia que havia esse costume no Mexico tambem. Obrigada e comente sempre que quiser! (desculpe pelos acentos errados mas estou escrevendo de um iPad e n sei mexer muito bem ainda!)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: