Eventos gastronômicos: de fevereiro a março

3 fev

De Norte a Sul no Brasil durante o ano todo é comum acontecer feiras, festivais e exposições que privilegiam a gastronomia e as trocas culturais na área de alimentação. Há opções para todos os gostos e bolsos, que têm como principal objetivo fazer a interação entre o público e a cozinha típica de uma região ou ainda mostrar tendências, inovações e produtos. Vou listar apenas alguns, tenho certeza de que deve haver centenas de eventos parecidos pelo Brasil. Quem quiser me mande que eu publico aqui, sem problemas. Adoro festas temáticas: festa do morango, festa do caqui, da melancia…. etc.

FEVEREIRO A MARÇO  

Festa do Caranguejo de Antonina (4 a 6 de fevereiro)

Pra quem nunca foi pra Antonina, é uma oportunidade ótima de conhecer as belezas da cidade  e aproveitar pra participar da primeira Festa do Caranguejo da cidade. Começa nessa sexta (4)  e vai até domingo (6) no Mercado Municipal de Antonina. O Festival de Caranguejo começa sexta-feira e vai até o próximo domingo, das 09 horas às 22 horas, na Rua Conselheiro Antonio Prado, em Antonina, no Mercado Municipal. A entrada é franca.

 

Vindima (primeiro trimestre do ano)  

A Vindima é a etapa de colheita das uvas e não só na Serra Gaúcha que tem uma festa com esse nome comemora-se o período. No Paraná, acontece em Colombo e também em Santa Felicidade as tradicionais “Festas da Uva” com comida típica dos colonos, vinhos artesanais e apresentações folclóricas. É sempre bem baratinho. Na Serra Gaúcha, a Vindima é comemorada no primeiro trimestre do ano com feiras gastronômicas, apresentações, cursos, jantares harmonizados e degustações. Eu entrei no site da prefeitura de Bento Gonçalves e alguns eventos já passaram, mas ainda tem muita festa para os próximos dias: http://www.bentogoncalves.rs.gov.br. Já a Festa da Uva em Colombo ocorre nesse final de semana, mas sempre há outras edições do evento: http://www.colombo.pr.gov.br.

Feiras gastronômicas

Em Curitiba já é tradição: em algum dia da semana, em algum ponto da cidade acontecem aquelas feiras que vendem comida típica de vários países. É muito gostoso e no decorrer do ano acontecem também variações com a apresentação de produtos típicos, como a Feira do Pinhão em junho ou temáticos como a Feira de Páscoa, ambas acontecem na Praça Osório com as barraquinhas de comidas e também a exposição de produtos artesanais. No site da Prefeitura de Curitiba é possível conferir os horários e os locais dessas feiras:  http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/feiras-programa-feiras-gastronomicas-secretaria-municipal-do-abastecimento/260

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: