Croque-Monsieur: a versão francesa do sanduíche de forno

15 fev

Sabrina Demozzi

Tenho que reduzir drasticamente meu consumo de glúten, em especial alimentos derivados de farinha de trigo branca. Isso porque toda vez que eu como tenho azia e dor de estômago. Não fui ao médico, pois sei que ele vai me proibir de vez (consultem um médico sempre!) então estou optando por comer determinados alimentos em situações especiais.

O Croque-Monsieur vai ser o eleito da vez. O famoso sanduíche francês é uma adaptação de um sanduíche inglês conhecido como Rarebit ou Welsh rarebit. Em linhas gerais é um sanduíche originário do País de Gales que vai ao forno com um molho espesso feito de creme de queijo, mostarda, cheddar, gemas e molho inglês. Ele vai ao forno até ficar douradinho.

Crédito: BBC Food

O Croque-Monsieur é uma espécie de queijo quente que leva presunto e um creme de queijo feito geralmente com  (gruyère ou emmental). De origem anglo-saxônica, originou-se na França e é servido como um lanche e também em restaurantes do tipo fast food como o Mc Donald´s. A origem do nome é incerta, mas dizem que é baseada no verbo (to crunch) e que adaptado para o francês ficou croque e monsieur é a palavra francesa para senhor, acho que deve significar algo do tipo “morda, senhor”. Há variações do sanduíche como o croque Madame que leva um ovo estalado em cima do creme de queijo, croque señor com molho picante de tomate, croque gagnet com queijo gouda e salsicha andouille (http://en.wikipedia.org/wiki/Andouille),  croque Hawaiian com uma fina fatia de abacaxi e muitos outros que particularmente acho que fogem um pouco da proposta, mas por que não experimentar?

Quem quiser experimentar fazer em casa, tenho dois links: O primeiro é o do ótimo site “Correio Gourmand” que tem a receita passo-a-passo com fotos. O segundo é um link de vídeo com um tiozinho de sotaque meio difícil de compreender, mas dá pra pegar a receita de boa. Acompanhe!          

http://correiogourmand.com.br/receitas_sal_118.htm

2 Respostas to “Croque-Monsieur: a versão francesa do sanduíche de forno”

  1. andreia77 fevereiro 15, 2011 às 11:43 pm #

    Olá!
    Adorei a receita.

    Merci;)

  2. João Pedro (Jojo) fevereiro 17, 2011 às 1:43 am #

    Amei! Seu blog cada vez melhor!

Deixe um comentário

