Carne temperada. Pode?

26 maio

Pode. Mas tem um porém. Desde 15 de março de 2010 é proibida a produção da carne de frango temperada e desde 13 de abril do mesmo ano fica proibida a venda de carcaças e cortes inteiros temperados com aquela injeção de salmoura e outros produtos. Essa medida foi tomada para evitar fraudes como acrescentar água além dos limites permitidos por lei que são 20% para carne de frango e 25% para o peru.

Isso falando em indústria. Mas e nos açougues é permitido? Liguei na Vigilância Sanitária de Curitiba para verificar a informação e após ser indagada “de onde eu era” não consegui a resposta que me parece simples: o número da lei estadual (se ela existe) que determina ou não a venda de carne temperada em açougue. Assim liguei em um número fornecido pela Vigilância Sanitária e não consegui a informação legal se é permitido vender carne temperada em açougues no Paraná. Perguntarei ao meu professor que já trabalhou lá e ele vai me informar.

E por que estou falando nisso? Dias desses, meu irmão comprou uns pedaços de carneiro já temperados em um açougue aqui em Curitiba. Na hora ele não percebeu, mas depois, sentiu que a carne estava cheirando mal. Eu fui até outro açougue e pedi uns pedaços de frango temperados e eles também estavam cheirando mal e com a coloração estranha.

Fora o fato de alguns estabelecimentos temperarem a carne para “mascarar” o sabor e esconder a validade do produto, existe o fato que você paga mais caro por carne temperada. Além da água que a carne desprende tem gente que ainda coloca pedaços inteiros de cebola e cenoura (?) o que vai acabar influenciando no preço final. E isso acontece também com peixe. Fiz uma visitinha uma vez ao Mercado Municipal após algumas pessoas terem me falado disso e vi uma peixaria colocando folhas inteiras de coentro no meio do camarão. Perguntei o porquê e o tio teve a pachorra de me dizer que era pra melhorar o sabor. Como? Eu detesto coentro e não quero que todo o meu camarão fique com esse gosto. Além do que o camarão estava visivelmente passado.

É lógico que existem lugares que procuram temperar a carne para oferecer um serviço diferenciado aos seus clientes. Tem um açougue aqui em Curitiba que sempre tem fila por causa do carneiro temperado no vinho que eles fazem. O fato é que no meio de um monte de gente honesta que tenta fazer seu trabalho bem, tem um grupo de empresários mal intencionados cujo objetivo é com o perdão da palavra, nos roubar na cara dura.

Eu não compro mais carne temperada porque curto mesmo preparar as coisas com meus temperos e tal, nada contra, mas prefiro ter a opção de poder trabalhar de forma mais digamos, livre. Agora se você ver algo que considera fora do padrão como carne com mal cheiro, textura e cor estranhas à normalidade, condições questionáveis de higiene e outros ligue para a Vigilância Sanitária em sua cidade.

Aqui em Curitiba o contato é:

VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTADUAL

Site

FONE: 41 3330 4537 | FAX: 41 3330 4535

EMAIL: visa@sesa.pr.gov.br

E o telefone direto para denúncias é o: 156

Insista que uma hora eles atendem.

Anúncios

7 Respostas to “Carne temperada. Pode?”

  1. Bruno Vertuoso junho 8, 2011 às 2:04 pm #

    Verdade.

    Tmbm curto temperar as paradas em casa.

  2. Laura Alonso junho 20, 2011 às 1:24 am #

    As carnes resfriadas e sem tempero já tem uma validade curta… temperada é somente para uso do dia! Compre somente carnes sem tempero.

    • temperomental junho 27, 2011 às 12:57 pm #

      Laura,

      Muito obrigada pelo seu comentário. Ele contribuiu ainda mais para pensarmos nessa questão.

      Apareça por aqui mais vezes!

  3. Adelino Renuncio junho 30, 2011 às 5:39 pm #

    Uma coisa é você gostar ou não de carne temperada, outra coisa é proibir o que é legal (a venda de carne temperada) Se o próprio RISPOA Regulamento do Min da Agric recomenda os temperos que podem ser usados… Se existem estabelecimentos que vendem carne estragada (que é muito diferente de carne temperada) cabe ao serviço de vigilância sanitária descobri-los e aplicar a lei. Não é por sua incapacidade de exercer a fiscalização (que é dever da vigilância sanitária) que se resolve o problema. Não se atropela a lei. Quando fores multado por vender carne temperada, exija que o funcionário que te multar faça constar o Artigo da lei que usou. Entre na justiça. Faça valer seus direitos…. Já se exige inspeção de abate, responsável técnico pelo estabelecimento, registro de fórmula e rótulo, Por que diabos não se dá retorno à sociedade de tudo o já paga??

    • temperomental junho 30, 2011 às 7:22 pm #

      Adelino,

      Valeu pelo seu comentário. Olha só, eu procurei informações LEGAIS sobre o assunto em pelo menos 10 telefones. Fui passada de um para o outro e não obtive resposta. Como você leu no meu blog não proponho proibir nada, afinal, não sou desse departamento, proponho que se investigue a questão em si. Suas respostas foram esclarecedoras, vou procurar saber mais sobre isso com base nos detalhes informados por você. Óbvio que carne temperada é diferente de estragada, mas PICARETAS mascaram SIM carne estragada com tempero, e o consumidor coloca em risco sua vida comprando produto deteriorado. Sobre a vigilância sanitária: pelo que eu sei é com base em denúncias que eles visitam locais, não é?

      Sempre que puder apareça e comente, isso ajuda o debate que me proponho a fazer sobre alimentação. Muito obrigada,
      Sabrina Demozzi

      • keli maio 26, 2012 às 1:54 pm #

        Alterar um produto que está na embalagem original:
        pode alterar a validade
        altera as propriedades organolépticas
        como saber o certo o que foi adicionado no mesmo e quanto tempo ficou suscetível em temperatura não recomendada ficando sujeito a proliferação bacteriana? Mutios clientes acham exagero as decisões colegiadas da vigilância sanitária, mas toda a legislação em saude tem base científica .

      • temperomental maio 27, 2012 às 6:20 pm #

        Keli,

        Muito obrigada pelo seu comentário. Concordo plenamente com você. Em termos “culinários” comprar carne temperada não é uma boa, mas vc trouxe outros pontos importantes. Apareça sempre! Obrigada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: