Crianças em restaurante. O que você acha?

27 jul

“Tem coisa de adulto que criança não pode fazer” disse meu amigo Tiago Valério.  “O filho é meu e eu levo onde quiser”, afirma a mãe de uma criança, que eu não sei o nome. Tenho uma amiga que queria fazer uma campanha para que crianças até seus 15 anos mais ou menos não entrassem em restaurante e tenho outra que diz que falar isso é fácil porque essas pessoas não têm filho.

Acho que todos têm razão e devem defender seus pontos de vista. Mas, esse é um debate que já ganhou destaque nos Estados Unidos porque há restaurantes que simplesmente não aceitam que os pais levem seus filhos a esses estabelecimentos. Alguns lugares, porém, disponibilizam espaços com profissionais qualificados para que os pais possam fazer sua refeição de forma mais tranqüila.

Aqui em Curitiba alguns lugares já possuem serviços semelhantes e enquanto os pais jantam os filhos ficam em locais específicos jogando videogame e sendo acompanhados por profissionais. Legal. Sabemos que existem restaurantes mais voltados para a família e então, não vejo problema no fato dos pais levarem os filhos, afinal o estabelecimento comporta essa situação. Alguns restaurantes inclusive já formulam cardápios específicos para as crianças com porções menores e tal.  

Porém, e quando o lugar não tem estrutura? Seja por questões de espaço ou ambiente. Quero dizer: se o lugar é tão apertado que o casal ao lado não pode nem pensar em discutir a relação ou se o bebê começa a chorar, ou atirar coisas pelo chão. E se ele for maiorzinho e resolver sair correndo pelo salão sob o risco de esbarrar em um garçom e derrubar as travessas com fondue fervendo, por exemplo? Ok, estou sendo alarmista, mas vai que?

Particularmente, acho que quanto mais cedo você leva e ensina seus filhos a se portarem em um lugar, mais educados eles serão.  Mas, ainda não tenho filhos e então não sei como é. Mas, fica a questão a se pensar.

Deixe um comentário

