4 motivos para você aprender a cozinhar

28 set

Claro que deve haver pelo menos uns mil motivos, mas vou listar aqui 4 motivos que acredito serem importantes. Ninguém está falando em se tornar o novo Paul Bocuse da vida, mas aprender a reconhecer os alimentos, evitar desperdício e tirar o máximo da alimentação. Acredite, todo mundo que tem vontade é capaz de cozinhar. Todo mundo.

1. Para tentar não ser enganado– Quando você passa a reconhecer ingredientes e sabe como os alimentos são preparados dificilmente será enganado. Por exemplo: tem aquela do restaurante de fast food que serve pratos de frutos do mar e serve um risoto “milanês de camarão”. Impossível: o risoto milanês não leva camarão, mas sim é conhecido pela combinação do açafrão que lhe confere uma cor peculiar com o queijo parmigiano-reggiano que dá o sabor marcante. Economize e faça em casa o autêntico e isso vale pra tudo.

2. Para não pagar pelo que a comida não vale- Já postei aqui no blog sobre o que seria considerado valor justo em uma refeição. É preciso considerar vários fatores, mas quando você conhece o valor das coisas sabe, por exemplo, que uma pizza de champignon em conserva não deve ser cobrada como se o champignon fosse fresco, não é? E que champignon não é funghi. E isso vale pra seu buffet de todo dia em que te servem carne barata dizendo que é a cara. As pessoas precisam estar atentas porque a comida é hoje uma das despesas que mais pesa no bolso do brasileiro.

3. Para economizar e dar uma mão para o meio ambiente- Li uma vez uma matéria que dizia que a forma como cozinhamos pode ajudar ou prejudicar o meio ambiente. É fato que se você se conscientiza e passa a desenvolver uma cozinha sustentável estará ajudando o meio ambiente de várias formas. Comece por exemplo evitando o desperdício de alimentos que podem ser melhor aproveitados, separe o lixo, vá comprar o pão ou a galinha caipira perto da sua casa, tenha uma hortinha de temperos e por aí vai. Não é impossível.

4. Para aumentar seu repertório gastronômico– De vez em quando cansa comer sempre as mesmas coisas não? Viver à base de congelados e delivery não é muito legal porque passamos a “banalizar” nosso gosto, ou seja, comemos só por comer e não pelo prazer de uma refeição. Hoje há dezenas de publicações como livros e almanaques que colocam a gastronomia mundial ao alcance de todo mundo. Tem livros inclusive que mostram o passo-a-passo de forma bem detalhada. Se você é iniciante vou te dar uma dica: comece pelo básico, depois busque receitas que gosta em portais de culinária e veja aquelas que têm mais comentários positivos. Se todo mundo conseguiu fazer você também faz, não é?

Claro que essas são só algumas dicas, não estou falando para as pessoas deixarem de frequentar restaurantes, afinal vivo disso também. Mas acredito que quando aprendemos nos tornamos mais seletivos e os estabelecimentos aprendem a respeitar melhor os clientes.

Anúncios

4 Respostas to “4 motivos para você aprender a cozinhar”

  1. @waasantista outubro 6, 2011 às 6:20 pm #

    Ótimas razões. Mas dá uma preguiça…

  2. Tatiana Py Dutra novembro 26, 2011 às 9:19 pm #

    Me deu vontade de reclamar do restaurante… e de fazer uma comidinha simples e gostosa em casa. Obrigada!

    • temperomental novembro 28, 2011 às 9:47 am #

      Tatiana,

      Obrigada por comentar! Quando quiser reclamar é só reclamar, suas opiniões serão bem vindas, ok? Tenho certeza que sua comidinha simples deve deixar muito restaurante no chinelo…

      bj!

Trackbacks/Pingbacks

  1. A 3 dias de 2012 « Temperomental’s Weblog - dezembro 28, 2011

    […] Pra evitar desperdício, ser passado pra trás, aproveitar melhor os alimentos… essas coisas (listo aqui nesse post 4 motivos pra você aprender a cozinhar ). As pessoas estão cozinhando e isso é um bom sinal. Mas não custa lembrar que há uma diferença […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: