Qual é o gosto que lembra sua infância?

12 out

Costumamos levar para nossa vida aquilo que  vimos na infância, por isso nada é mais triste do que uma criança que não teve a oportunidade de ter experiências, boas de preferência. O gosto da minha infância é o do feijão amassadinho com banana. Minha mãe fazia aquele feijão carioquinha com um caldo grosso, cremoso e colocava arroz. Eu amassava a banana maçã e comia. Adorava isso. Bolo de chocolate com a casquinha durinha. Até hoje tento fazer e não sai parecido.

Tem uma história também de uma vizinha, uma pessoa que cuidava da gente quando éramos crianças. Ela tinha uma mãe horrível: uma pessoa manipuladora, mal-educada, agressiva. Um dia essa vizinha convidou eu e minha irmã para o aniversário dela. A mãe dela tinha feito um bolo prestígio que eu nunca mais comi nem parecido. Molhadinho, doce na medida certa. Lembro que na época fiquei com vergonha de pedir mais. Minha irmã não.

Crédito da imagem: Entrepanelas

Lembro também dos sanduíches de sardinha e maionese das festinhas, copinho de gelatina, bala de côco, gasosa, empadão de galinha, canudinho recheado com doce de leite e côco ou a versão salgada com maionese (dá água na boca só de pensar), caldo de cana com limão, pipoca doce da Rua XV, churros recheado com doce de leite do terminal de ônibus, massa caseira com galinha caipira, cuca de banana, pão caseiro, geleia de uva, sagu, bolo de cenoura, Chiquinho Balançado, pão de queijo… Eu poderia ficar até amanhã falando disso…

Crédito da imagem: Odete de Paula

O gosto da minha infância é de comida boa e a gente tende a guardar aquilo que nos fez bem. Sempre desconfiei de casas que cheiravam à sopa. Vi isso uma vez em um livro e é verdade. A comida além do gosto promove outras sensações e o olfato é uma das mais marcantes. Tem gente que faz café e aquilo cheira a casa inteira. Uma delícia. E flor de laranjeira? Bolo de pêssego? Frango assado?

Ainda bem que é possível ter lembranças e levar isso para a vida toda. E você, qual é o gosto que lembra sua infância?

Anúncios

Uma resposta to “Qual é o gosto que lembra sua infância?”

  1. Gabrielle Thami Demozzi outubro 19, 2011 às 6:51 pm #

    Eu nunca vou esquecer do bolo prestigio ! ! Acho que ele foi uma das melhores coisas que já comi.
    Vc lembra dos “sacóles” que uma vizinha fazia e eram muito bons também? Fantástico. E a gelatina colorida? Tão fácil de fazer e hoje poucas festinhas de criança trazem esse colorido bacana!
    Me lembrou de um aniversário nosso (lembra comemorávamos juntas hahaah), e a nossa casa tava o fusuê porque estavam construindo, mas mesmo assim foi uma orgia gastronomica! Tem uma fotinho desse dia, as paredes tudo zuada, e uma mesa improvisada com mil tipos de docinhos e salgadinhos feitos pela galera…. são tantas emoções hehehehe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: