Quanto tempo leva pra gravar um programa de gastronomia?

15 out

Uma das “ondas” dos programas atuais de gastronomia é ensinar as pessoas a cozinharem com poucos ingredientes, de forma rápida e acessível. O Jamie Oliver tem um programa no qual ensina as pessoas a fazerem refeições completas com entrada, prato principal e sobremesa em 30 minutos. A Nigella em seu “Nigella Express” também parte desse princípio em que cozinha tudo em tempo recorde. É bem possível cozinhar nesse tempo desde que tudo esteja previamente pré-preparado, não concordam? Por exemplo: a Nigella preparou um aperitivo para uma amiga com lulas empanadas e maionese de alho. Ela pega a lula do congelador que já está cortada em anéies, limpa e a prepara. Como a proposta do programa não é ensinar técnicas avançadas, ela só mistura tudo e serve. Inclusive rala o alho na maionese comprada pronta. Assim realmente se faz tudo em 30 minutos.

Um bom programa de gastronomia deve nos passar a impressão de que o que está sendo feito é fácil de reproduzir em casa e que o chef é tão hábil que não erra a preparação. Aí é que está. Os chefs na TV contam com equipes de profissionais que cuidam da parte “chata” do trabalho que é higienizar, cortar e porcionar tudo. Em uma cozinha também é assim. Nós, os iniciantes, fazemos essa parte. E também cada chef de partie  (chef de seção). Para um programa de TV é preciso um cuidado maior ainda.

Para gravar um programa de gastronomia precisa-se além de um chef que será o protagonista pelo menos mais uns 10 profissionais: uma produtora de cena, um produtor de alimentos (cenográficos ou reais), um diretor de cena, um assistente de direção,  um ou dois cinegrafistas dependendo do tipo de programa, um maquiador, um sonoplasta, um diretor de fotografia, um roteirista e um diretor de arte se for o caso. Isso considerando o programa já aprovado pra rodar porque antes disso ainda tem coordenação de produção, gerente de projetos e por aí vai. Edição, pós-produção etc, etc.

Um programinha de meia hora só com captação de imagens em set leva aí uma média de umas 3 horas. Chutando baixo. Isso porque é preciso preparar tudo antes. Capturar cada take. Pense em uma receita aparentemente simples: mousse de chocolate. Precisa-se: uma receita pronta sem decoração, outra decorada. Um take dos ovos sem estar batidos e um deles batidos no ponto ideal. Chocolate picado. O chocolate derretido. O creme de leite. O creme de leite misturado ao chocolate. Tudo sendo misturado. Leva-se a geladeira. A receita que está pronta é gravada. Decora-se e apresenta-se a decorada. A outra a equipe come…

Claro que isso varia de programa para programa, mas basicamente é assim. Chefs do porte de um Claude Troisgros raramente vão errar uma receita, mas não dá pra confiar só na sorte e habilidade quando se trata de vídeo. Qualquer coisinha fica feia no vídeo, então é preciso muito trabalho para tudo dar certo. Vou confessar uma coisa pra vocês: eu fiz uns programinhas aí de receita em que eu aparecia e eu detesto aparecer, como meus chegados sabem. Eu fujo da câmera. Gosto de produzir, pensar em soluções e composições e não aparecer. Isso não é pra mim. Tem gente que nasceu pra isso, a câmera parece fazer parte da pessoa, e isso é ótimo. Eu estou fora, mas se precisarem bolar umas fotos e uns vídeos de gastronomia me chamem que eu vou!

Essas imagens são só de 1 receita para um quadro dentro de um programa. Já pensou um programa inteirinho de gastronomia? Quanta coisa precisa ser ajustada?

Anúncios

2 Respostas to “Quanto tempo leva pra gravar um programa de gastronomia?”

  1. Gabrielle Thami Demozzi outubro 19, 2011 às 7:00 pm #

    Que bonita nessa foto Sabrina =D

    Falando nos programas culinários, é igual livro de metodologia cientifica, tudo parece muito fácil né? Mas na hora do vamo vê a coisa se complica ehhehehe
    Acho engraçado quando eu vejo o “Bills” por exemplo, têm coisas que ele usa que (sério) nunca vi aqui para comprar, ou poder comprar afinal têm produtos que tem preços absurdos…
    Enfim … mas a Nigella sempre faz uns comidão também e come com gosto. Mas fazer e comer tudo que ela indica é no minimo 10 kg a mais no corpinho. (hahaha).
    Tem outro programa que acho curioso que é “A confeitaria”, as dicas são boas, mas quando você vai ver as receitas na internet, é outros quinhentos hehehehe!

    • temperomental outubro 21, 2011 às 10:26 am #

      Foto artística…

      Ah sim! É pra parecer fácil, né? Mas daí você encontrar ingredientes e utensílios inclusive é outra história, pois as realidades são diferentes. Mesmo com a “gastronomia globalizada” há muitas coisas que se não são inacessíveis, são inacessíveis para a maioria das pessoas…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: