Algumas ideias para o Natal

13 dez

É inevitável não falar do Natal, ou melhor, da ceia Natalina em um blog de gastronomia. Ainda que eu não seja afeita do oba a oba e dos excessos nessa época do ano acho realmente que essa é uma data importante, um período pra se reunir com a família e comer junto. Durante o ano inteiro poucos são aqueles que têm a oportunidade de partilhar uma refeição com seus familiares e então o Natal é uma boa época para isso. Óbvio que vai ter um tio que vai dizer que você já foi mais magra, o seu irmão vai beber demais e falar besteira, seu pai vai contar piadas que todos vão rir por educação e sua mãe sumirá misteriosamente (ok, relato pessoal) deixando a ceia pela metade. Mas tudo bem.

O que eu não gosto nessas festividades é o auê, a fuzarca. Tem um filme muito ruim que passa todo ano no Natal em que a atriz Jamie Lee Curtis tem que preparar a ceia de Natal pra esperar a filha que ela não vê faz tempo. Em uma das cenas ela tem que ir a um supermercado que parece uma arena de batalha: correria, gritaria, gente se empurrando pra pegar um peru. Um negócio dantesco. Daí a ceia dá errado, cai tudo, enfim uma comédia ruim que provoca mais agonia do que riso. Cito esse filme porque em alguns casos é o que acontece mesmo e por quê? E se não tiver peru? E se não tiver dinheiro? E se eu trabalhar até tarde? Improvisa, bebê. O negócio é ser feliz e não se preocupar tanto.

Vou sugerir abaixo alguns sites que vão ajudar quem vai preparar diferentes tipos de ceia. Pra muita gente, pra pouca gente, mais elaboradas, mais populares e até vegetariana. Lembrando que essas páginas estão disponíveis nesse momento e pode ser que no ano que vem saiam do ar, ok? Então vamos lá:

Sadia

O site da Sadia é sempre bom e dá opções bem interessantes que vão desde preparações simples como mais elaboradas. Os produtos sugeridos são fáceis de achar e não pesam no bolso.

http://www.sadia.com.br/suaceia/

Perdigão

Com menos opções as sugestões do site da Perdigão vão ajudar quem é mais objetivo. Da mesma forma, sugestões bacanas e preços acessíveis.

http://www.perdigaokitsnatalinos.com.br/receitas.cfm?codigo=1

 

Nestlé

Receitas que já estão arraigadas no gosto brasileiro, ou seja, preparações que você já comeu alguma vez na vida. Chance de erro: zero, pelo menos do que diz respeito à familiaridade dos pratos. Eles têm um link só com receitas de final de ano, mas é tanta receita em outros links do site que dá pra você inventar o que quer em sua ceia. E vários livrinhos pra baixar.

http://www.nestle.com.br/site/cozinha/receitas.aspx#/&tema=receitasFestasDeFinalDeAno    

 

Site do GNT

Mais requintado e que pode exigir um pouco mais do cozinheiro. Receitas incríveis com os vídeos e o passo a passo. Algumas são mais caras e contam com ingredientes que podem não ser acessíveis pra todo mundo, mas não custa dar uma conferida. Você encontra receitas de chefs renomados como Gordon Ramsay, Claude Troisgros, Jamie Oliver e Nigella. Esses dois últimos apresentam receitas mais “fáceis”, mas ainda sim com produtos lá da terra deles.

http://gnt.globo.com/receitas/       

 

Ceia Vegetariana

Os vegetarianos encontram nesse livrinho algumas sugestões bem interessantes para a ceia ou para outras festas. Como o vegetariano não come nada de origem animal pode parecer complicado conceber uma ceia natalina, mas não é o caso, pois muitas adaptações vêm justamente com a intenção de trazer o “sabor do natal” nas receitas.

http://www.vegetarianos.com.br/natal%20vegetariano.pdf

http://pt.scribd.com/collections/2715474/Receitas-Vegetarianas

 

Ceia típica americana

Se você é do tipo que gosta das coisas tradicionais, o canal americano Food Network traz preparações típicas dos Estados Unidos para celebrar o Natal. Lá eles ficam o dia inteiro comendo e um dia de festa é composto de café da manhã, brunch e o jantar. Porque o brunch deles é composto de vários tipos de alimentos, é quase um almoço, chá da tarde, pré jantar…

http://www.foodnetwork.com/holiday-central-christmas/package/index.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: