Jeitinho brasileiro

16 jan

Imagem

O título desse post tem a intenção de mostrar o lado “bom” do jeitinho brasileiro pelo menos no que diz respeito à criação de novos pratos. Temos a capacidade de criar tão bem determinadas preparações que muitas vezes até confundimos a sua origem. Quer ver um exemplo? É o caso da Sardella (do italiano Sardinha). Você já deve ter ouvido que restaurante italiano bom é aquele que serve uma típica sardella. Pois é, mas essa pastinha feita com pimentões vermelhos, sardinha anchovada (em conserva com óleo, azeite) pimenta calabresa e azeite é bem diferente da versão italiana. Provavelmente, ela foi inventada pelos imigrantes italianos que vieram para o Brasil e assim ela foi disseminada. A Sardella italiana leva peixes curados como a anchova que ficam curando por pelo menos 6 meses. Tem uma consistência mais para um patê e levam na sua composição uma pimentinha chamada pepperoncini piccante. Deve haver dezenas de preparações diferentes, mas esta que temos aqui no Brasil não é de origem italiana (e não deixa de ser deliciosa).

Imagem

Imagem

Outro exemplo é o beirute. O delicioso sanduíche que supostamente tem origem árabe é facilmente encontrado nos melhores restaurantes libaneses e árabes, mas pelo menos na literatura de gastronomia não se encontra referência a esse tipo de preparação nos países do Oriente Médio. O que se vê é realmente o pão sírio servido com aquelas pastinhas (babaganouch, coalhada) e bolinhos de falafel (bolinhos fritos feitos com favas e grão de bico). Da mesma maneira que a sardella, provavelmente as ricas influências culturais trazidas pelos imigrantes em grandes cidades como São Paulo, por exemplo, podem ter dado origem a essa troca gastronômica e consequente criação de novos pratos.

Esses são só dois exemplos: imagine só a infinidade de preparações que já de tão arraigadas em nossa cultura já fazem parte do rol de pratos típicos de diversos países adaptados “ao modo brasileiro”. O que mais você lembra que é típico, mas só é feito desse jeito aqui no Brasil? Vale tudo: rolinho primavera com goiabada e queijo, crepes suíços, batata suíça…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: