Corro risco ao devolver um prato para a cozinha?

31 jan

Sabrina Demozzi

Essa pergunta foi enviada para meu email e eu acho interessante comentá-la aqui. Risco todo mundo corre, mas não é pra ser assim. Você já deve ter ouvido falar que não se deve reclamar da comida ou devolver o prato para a cozinha, pois seu prato voltará cuspido ou com coisa pior. Será mesmo? Será que todos os lugares são assim? Não, né. Um bom estabelecimento dificilmente vai ter um prato retornando para a cozinha e quando isso acontecer pode ser por fatores alheios, não corriqueiros. Vamos olhar os dois lados nesta relação: um cliente devolve o prato porque a carne está crua (não malpassada, crua). O chef ou cozinheiro vai (deve) pegar a carne e deixá-la agradável para o cliente. O risoto está frio. O chef deve esquentar o risoto. O que se passa em cada cozinha é diferente, mas no geral se estamos falando de profissionais a tendência é o cara não se importar em tornar a comida agradável às pessoas que estão ali dando lucro para o restaurante.

Claro que um chef pode ser tirado do sério quando um cliente resolve pedir para “esquentar” um gaspacho (sopa servida  fria de origem espanhola) ou grelhar o carpaccio (eu já vi isso…) mas daí a situação é outra. Em uma relação de consumo o cliente tem direito sim de pedir que seu prato esteja adequado. É um problema para a cozinha quando isso ocorre sempre, pois em algum ponto do processo alguém não está fazendo o seu trabalho direito. Pode ser que o garçom não esteja vencendo levar os pratos e eles esfriam, pode ser que a preparação não foi feita corretamente, o forno não está funcionando, o prato não foi bem aceito. Enfim, é muito mais complexo e por isso é interessante ter uma figura tipo um consumidor oculto que fica ali no restaurante observando o serviço.

Pra finalizar: dias desses fui a um restaurante que ganhou vários prêmios em Curitiba e é considerado um dos melhores da cidade. Os dois pratos pedidos estavam frios, o frango estava com a pele (e não era intencional) e a berinjela amarga, sem tempero, ruim mesmo. Não reclamei, dissuadida pela pessoa que me acompanhava, mas eu deveria, pois gosto muito do lugar. Fiz uma pesquisa informal e relatei para algumas pessoas a situação. A maioria das pessoas disse que mesmo correndo “risco” de encontrar substâncias desconhecidas no prato elas devolveriam ou pediriam para esquentar. Não teria perdão uma segunda volta do prato à cozinha. E vocês, o que acham?

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4 Respostas to “Corro risco ao devolver um prato para a cozinha?”

  1. rodrygotnk fevereiro 20, 2012 às 12:42 pm #

    Gostei muito da sua opinião. Eu voltaria (E já voltei vários pratos).
    Uma coisa é pedir educadamente do tipo “Desculpa, mas o meu prato veio frio” e outra coisa é ser o cliente pentelho que grita mau humorado com qualquer um. Sorrir não faz mal para ninguém.

    Adoro o seu blog!

    • temperomental fevereiro 20, 2012 às 2:50 pm #

      Gostei muito de seu comentário. Se a maioria pensasse assim teríamos uma relaçāo pert do ideal, né? E realmente sorrir e ser educado é bom e nāo custa nada… Apareça mais vezes e obrigada.

  2. João José Werzbitzki, JJ fevereiro 28, 2012 às 9:13 pm #

    Bom comentário,]

    Se devolver com boa educação, não tem problema.

    Mas tem gente que extrapola…é grossa, rude, mal criada…esses correm riscos.,

    JJ

    • temperomental fevereiro 29, 2012 às 1:54 pm #

      Adorei seu comentário João. Você está certo ninguém é obrigado a aguentar falta de educação, porém, acho maldade cuspir no prato do sujeito. Mas que tem gente que merece, ah, isso tem! Apareça mais vezes!

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