Episódio dos Simpsons satiriza a alta gastronomia e a cozinha molecular

4 abr

No último domingo (1º de abril) foi ao ar pelo canal Fox o episódio 5 da 23ª temporada de Os Simpsons que já havia estreado na TV Americana em 13 de novembro de 2011.  No episódio intitulado “The Food Wife” (numa referência brincalhona ao título do seriado “The Good Wife” que passa no Universal Channel) Marge após ter uma experiência gastronômica com um prato etíope, resolve utilizar esse mote para se aproximar de Bart e Lisa, já que a matriarca da família Simpson sente que eles só ficam com o Homer. Os três então lançam um blog de gastronomia onde narram suas experiências gourmet, tiram fotografias dos restaurantes que visitam e se tornam “gastrochatos” para desespero de Homer.

O ápice do episódio, fora as participações de chefs de TV como Gordon Ramsay, Anthony Bourdain, Mario Batali e outros, são as referências à alta gastronomia e a cozinha molecular e a afetação que na opinião do roteirista do episódio é inerente a esse tipo de cozinha. Em especial, a cozinha molecular é brilhantemente satirizada com blogueiros e comensais reunidos em um restaurante completamente branco, quase um laboratório, onde eles aparecem  degustando as “alquimias” do chef e fazendo comentários “profundos” sobre o tema. A confusão que Homer faz com a “cozinha química” oferece também uma das melhores passagens do episódio em uma referência ao filme de Brad Bird, Rattatouille.

Pra mim, é um dos episódios mais interessantes dos últimos anos, pois traz a temática da gastronomia de forma satírica e não menos argumentativa. Dizem que se até os Simpsons começam a tirar sarro de alguma coisa, é porque alguns temas precisam ser revistos. Concordo plenamente, pois a obsessão pela cozinha e a quantidade infinita de programas e grande exposição midiática fazem dessa área terreno fértil para as mais diversas interpretações, e cômicas também. Por que não?

Talvez alguém já tenha postado no Youtube, mas eu ainda não vi. Quem gosta de comida e dos Simpsons provavelmente vai curtir o episódio!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: