Mais de 100 sabores de pizza…

24 abr

 

Sabrina Demozzi

De cachorro quente, de pastel e por aí vai. É praticamente impossível que um estabelecimento consiga produzir 10, 20 ou 100 sabores de alguma coisa uma vez que existem apenas 5 sabores reconhecidos por nosso paladar, são eles: o amargo, ácido, salgado, doce e o umami  (que dizem ser um gosto e não um sabor, mas a discussão é longa sobre isso). Você já comeu pizza de jiló? Ou alguma que levasse vinagre na lista de ingredientes? Não né? Então as opções de sabor caem para 2: doce e salgado e a partir daí poderão ser utilizados ingredientes doces e salgados que vão gerar novas preparações. As combinações de ingredientes são, portanto infinitas, mas não geram novos sabores, apenas se utilizam dos que já existem para criar novas preparações. 


Foi uma tendência no final da década de 90 e começo dos anos 2000 de alguns estabelecimentos quererem se destacar não pela qualidade do que oferecem, mas pela quantidade. Daí a aposta, principalmente de pizzarias e estabelecimentos de lanches de atribuírem a qualidade de um lugar com a oferta nababesca de opções no cardápio. Não que não seja legal, acho sinceramente que tudo é permitido (quase tudo, vai), mas existe uma questão por trás disso que é bem importante: não serão 100 opções de “sabores” que vão tornar um estabelecimento bom. Pode ser que nesse segmento esse seja um diferencial, mas acredito realmente que em alguns casos tantas opções (que são muito similares entre si) não trazem nada de novo e ainda, o básico não é bem feito.

Em um rodízio, por exemplo, é essencial que a variedade seja um atrativo. Em um cardápio de uma pizzaria que se intitula a melhor porque tem mais de 60 opções no cardápio, o critério é outro. Por exemplo: ingredientes mais caros nas chamadas “pizzas premium, espeziale (esses nomes que o povo dá pra dizer que custa mais)”. Elas custam mais caro JUSTAMENTE por causa dos seus ingredientes, seria inconcebível ao pagar por algo que não custa aquilo, certo? Mas acontece sempre.

Exceções existem, lógico. Mas com certeza em muitos casos e claro considerando o público, concorrência e etc., não são as infinitas opções que tornam um estabelecimento melhor do que outro que oferece menos sugestões. Particularmente, acho mais indicado ter um cardápio enxuto e bem feito do que 10 páginas de opções meia boca.

Fica a discussão.
 
Curta a página do Tempero Mental no Facebook!

Anúncios

2 Respostas to “Mais de 100 sabores de pizza…”

  1. vitor julho 25, 2012 às 8:27 pm #

    A moda da casa – Alemã – Alho´leo – Americana – Árabe – Atum Especial – Bacon com Catupiry – Baiana – Caboquinho – Calabresa com Bacon – Camarão – Carne Seca – Catuperú – Espanhola – Exótica – Franbacon – Hot Dog – Italiana – Jardineira – Libanesa – Madre – Mama Roca – Mista – Muqueca de Frango – Pepperoni – Picante – Rommanesca – Salame com Milho – Serrana – Siciliana – Strogonoff de Carne – Strogonoff de Frango – Tarantela – Tomate Seco com Rúcula – Toscana – Tucumã – Vegetariana

    • temperomental julho 25, 2012 às 8:33 pm #

      Obrigada por comentar. Apenas não entendi o seu comentário….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: