Quando a gente ama

30 jun

Qualquer coisa serve para relembrar.

Imagem

– Crédito da imagem: Revista Veja Curitiba- Guia Comer e Beber

Sabrina Demozzi

Conversei com uma senhorinha semana passada que ficou viúva há pouco tempo. Toda perfumadinha, de cabelinho branquinho e brinco de pérola ela me falou que voltava da Confeitaria das Famílias onde costumava tomar um chá com seu velhinho toda quarta-feira depois da novena na Igreja Perpétuo Socorro. Ela disse que fazia isso há mais de 20 anos e lembrava exatamente do que eles comiam ali desde que se conheceram. Cházinho e madrileno (aquele doce folhado recheado com doce de leite). Fiquei pensando nesta história.

Nós falamos em memória gustativa quando nos referimos a essas reminiscências de nossa vida relacionadas à comida. Por exemplo, um evento de sua vida, triste ou feliz, pode fazer você ver determinadas preparações de forma diferente. Fui em um velório uma vez em que as pessoas serviam bolo de chocolate. Parecia gostoso, mas não é próprio da nossa cultura comer em velório, não é?

Nos damos conta dessas situações quando elas nos fazem falta. Pode ser por um motivo como uma dieta, em que a pessoa não come algo que gosta muito porque não pode, uma situação de morar em outro país quando a pessoa lembra do feijão caseiro da mãe, por uma situação financeira que a impossibilita de gastar com isso. A memória gustativa da gente é capaz de nos remeter a situações, períodos, circunstâncias.

Quem nunca se pegou lembrando de alimentos que não existem e associando isso à época em que vivia? Eu, por exemplo, sou do tempo da bolachinha Fofi´s, da bala Soft e do salgadinho Miliopã. Anos 80 total. Tudo isso faz parte da nossa memória, de nossa história e de quem nós somos.

Pensei na senhorinha: será que ela não fica triste de ir na Confeitaria sozinha e ficar lembrando do velhinho dela? Não parecia pelo menos. Acho que tristeza maior é não ter lembrança nenhuma.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: