O que se come nos Estados Unidos, Portugal e na Itália no Natal?

7 dez

Sabrina Demozzi

Podemos afirmar que nenhuma ceia é igual. Alguns alimentos e sabores se assemelham nas preparações, mas é quase impossível determinar com exatidão o que será servido no Natal nos países que comemoram essa data católica. Só para ter uma ideia, no Brasil já temos variações consideráveis, por exemplo, enquanto nos centros urbanos a maioria das pessoas corre para pegar o melhor Peru, no interior é bastante comum vermos preparações feitas com carne de porco e frango, já no litoral a procura por peixes é muito maior.

Além desses fatores também é preciso considerar que muitas vezes as pessoas não dispõem de recursos para preparar uma refeição suntuosa ou ainda não tem ideia de como preparar pratos diferentes aos que estão habituados nas refeições de domingo, por exemplo. Por esses e outros motivos sempre tive curiosidade de saber o que se come em algumas regiões do mundo no Natal. Nos Estados Unidos, por exemplo, o peru e o tender são os pratos principais acompanhados geralmente de ervilhas frescas, purê de batatas e pão de milho. Os molhos são espessos e escuros e costumam ser servidos à parte, já a sobremesa pode ser rabanada, torta de ruibarbo, maçã ou noz pecan. Bebe-se antes de servir a ceia o eggnog (o eggnog é uma combinação de brandy, leite, ovo e açúcar, servida com uma pitada de noz moscada).

Essas preparações costumam ser servidas no dia de Ação de Graças comemorado na quarta quinta- feira de novembro nos Estados Unidos e no Canadá.

Já em Portugal é bastante comum o consumo do bacalhau e das carnes assadas. Além disso, o polvo grelhado ao vinho tinto também é bem comum. Geralmente as guarnições são compostas de batatas, couve portuguesa e legumes. O peru é recheado com um creme feito a partir de castanhas portuguesas que precisam ser cozidas e depois processadas. Ainda é comum servir canja de galinha e em seguida um assado que pode ser o peru ou até galinha assada. Bebe-se durante todo o dia de Natal uma espécie de “quentão”, conhecido como vinho quente aromatizado com mel, casca de laranja e canela.

Os doces portugueses são um capítulo à parte: costuma-se servir as famosas rabanadas, sonhos e os filhós (Filhós são doces fritos, feitos à base de farinha de trigo e ovo. Doce português da Beira, típico da época natalícia, é também muito popular em algumas regiões do nordeste brasileiro, sobretudo no período do Carnaval) e as azevias que são uma espécie de pastel recheados com batata doce, amêndoas, açúcar e gemas. São servidos polvilhados com açúcar e canela. Na Ilha da Madeira ainda é típico o Bolo de Mel da Madeira que leva vinho da Madeira, cravo, especiarias, erva doce e mel. É comum decorar a mesa com frutas secas e servi-las enquanto a refeição principal ainda não está pronta.  

Na Itália, a fartura e a diversidade imperam. Desde os antepastos até a sobremesa, o que se nota é uma variedade de sabores que privilegiam os ingredientes típicos de cada região. Por exemplo, na região da comuna de Serravalle Langhe( região do Piemonte) prepara-se Pato Assado servido com polenta, no Lazio costuma-se preparar Cordeiro ao forno com alho e limão e na Toscana o prato típico é o Bollito Misto, um cozido de carne bastante aromatizado servido com legumes. É comum ainda o preparo das massas como capelettis de carne, nhoques à romana, papardelles e outras.

*

As sobremesas variam, mas é comum o consumo do Pan D´Oro em Verona que é uma espécie de bolo aromatizado com baunilha e polvilhado com açúcar de confeiteiro. Atualmente costuma-se abrir um buraco no centro do bolo e colocar chantily ou sorvete de baunilha. Ainda prepara-se  tiramissu (sobremesa feita à base de café, biscoito champagne e queijo mascarpone), sorvetes, panacottas e biscoitos como biscoito de canela e os famosos cantucci feitos com amêndoas e amaretto.

 

* Créditos das imagens: Corriere de La Sera

Anúncios

2 Respostas to “O que se come nos Estados Unidos, Portugal e na Itália no Natal?”

  1. gilda agosto 25, 2011 às 1:36 am #

    o que as pessoas dos estados unidos comem?

    • temperomental agosto 25, 2011 às 10:32 am #

      Olá, bom dia

      Olha que coincidência. Estou preparando um post para o final dessa semana no qual falo um pouco do que as pessoas comem nos Estados Unidos. É muito mais vasto do que apenas hambúrguer e batata frita. Acesse o blog e você vai encontrar o que procura, ok?

      Obrigada por comentar!
      Sabrina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: